sexta-feira, 24 de maio de 2019

Lista de verbos para planejamentos


LISTA DE VERBOS A SEREM USADOS PARA ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Abaixar Abrandar Abrir Absorver Acabar Acampar Acentuar, Acompanhar Acrescentar Adaptar Adicionar Adquirir Agachar-se Agarrar Ajoelhar Ajudar Alternar Analisar Andar Anotar Apalpar Aperfeiçoar Aplicar Apoiar Apontar Apreciar Aprender Apresentar Aprimorar Aproveitar Arbitrar Argumentar Armar Arremessar Arrolar Assinalar Atar Atirar Atribuir Aumentar Automatizar Autorizar Balançar Bater Bloquear Boiar Bola Cabecear Cair Calcular Cantar Capacitar Caracterizar Carrear Chutar Circundar Citar Classificar Colaborar Colar Coletar Colocar Colorir Combinar Comentar Comparar Compartilhar Competir Completar Compor Compreender Computar Comunicar Concluir Conduzir Confeccionar Conhecer Conscientizar Construir Contar Contrastar Contribuir Converter Cooperar Correr Cortar Costurar Criar Criticar Curvar Dar Declamar Decompor Deduzir Defender Definir Deitar Demonstrar Depreender Derrubar Descobrir Descrever Desenhar Desenvolver Desfrutar Deslizar Deslocar Desobrigar Destacar Determinar Diferenciar Dirigir Discriminar Discutir Distinguir Dividir Dizer Dobrar Dramatizar Driblar Elaborar Elevar Empregar Empurrar Encenar Encestar Encolher Engatar Engatinhar Enlaçar Entender Enumerar Equilibrar Esboçar Escorregar Escrever Escutar Especificar Esquematizar Estabelecer Estender Esticar Evidenciar Examinar Executar Exemplificar Expirar Explanar Explicar Explorar Expor Expressar Extrair Facilitar Falar Familiarizar Fazer Fechar Fixar Flexionar Flutuar Formar Frear Galopar Ganhar Generalizar Girar Golpear Grifar Guardar Identificar Ilustrar Imitar Impulsionar Inclinar Indicar Iniciar Inspirar Integrar Intercalar Interpretar Inventar Investigar Ir Jogar Julgar Juntar Juntar Justificar Lançar Ler Liderar Listar Localizar Manipular Marcar Marchar Medir Melhorar Mergulhar Modelar Modificar Montar Mover Movimentar Mudar Multiplicar Nadar Narrar Nivelar Nomear Numerar Obedecer Observar Obter Olhar Operar Ordenar Organizar Ouvir Parar Participar Passear Pedalar Pegar Pensar Perceber Percorrer Pesar Pesquisar Pintar Planejar Pontuar Pôr Praticar Prender Preparar Prestar Produzir Pronunciar Propor Provar Pular Puxar Puxar Qualificar Questionar Reagrupar Rebater Receber Recitar Reconhecer Recortar Redigir Reduzir Reformular Registrar Relacionar Relatar Relaxar Remar Repartir Repetir Reproduzir Resolver Responder Resumir Reunir Rever Revezar Riscar Rolar Saber Sacar Saltar Saltitar Seguir Selecionar Separar Seriar Simplificar Sintetizar Sociabilizar Soletrar Solucionar Subdividir Subir Sublinhar Submeter Subtrair Sugerir Suportar Suspender Sustentar Tabular Tirar Tocar Tomar Trabalhar Traçar Tracionar Traduzir Transformar Transpor Trazer Unir Usar Utilizar Valsar Verbalizar Verificar Verificar

VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS COGNITIVO SOCIO AFETIVO MOTOR/PSICOMOTOR
Administrar Aceitar Adquirir Afirmar Acompanhar Aperfeiçoar Analisar Agir Apontar Aplicar Ajudar Arremessar Apontar Aplaudir Colar Apreciar Apreciar Colocar Aprender Compartilhar Correr Aprimorar Competir Cortar Avaliar Completar Coser Calcular Comunicar Criar Citar Conscientizar Dançar Classificar Contribuir Descer Combinar Convidar Desempenhar Comparar Cooperar Desenhar Compor Demonstrar Desenvolver Compreender Desempenhar Deslocar Conhecer Discutir Dramatizar Constar Elaborar Driblar Construir Elogiar Equilibrar Criar Escolher Escrever Definir Escutar Executar Delegar Gostar Explorar Demonstrar Interagir Jogar Distinguir Manter Jogar Dizer Mostrar Montar Entender Obedecer Operar Enumerar Oferecer Percorrer Explicar Participar Pular Explorar Permitir Rabiscar Fazer Reconhecer Realizar Formular Saudar Reparar Identificar Ter Rolar Indicar Valorizar Saltar Integrar Subir Interpretar Ordenar Propor Recitar Resolver Revisar Saber Selecionar Sintetizar Transferir

VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS COGNITIVO SOCIO AFETIVO MOTOR/PSICOMOTOR
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardiorrespiratória Adquirir o hábito da prática da atividade física. Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos. Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos. Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade. Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros. Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos. Aplicar Inventar Aderir Ordenar Afiar Autorizar Enumerar Ajudar Explicar Aquecer Avaliar Enunciar Alistar Felicitar Calibrar Calcular Esboçar Alterar Formar Colocar Exemplificar Justificar Iniciar Organizar Compor Categorizar Escolher Apresentar Generalizar Consertar Citar Listar Arranjar Perguntar Construir Classificar Escrever Assistir Identificar Criar Combinar Manipular Atuar Praticar Demonstrar Explicar Especificar Integrar Influenciar Desligar Comparar Modificar Combinar Preparar Edificar Compilar Mostrar Comparar Propor Efetuar Expressar Obter Justificar Qualificar Emendar Compor Operar Completar Realizar Enroscar Concluir Organizar Conformar Recitar Executar Generalizar Preparar Ler Relacionar Expressar Confirmar Produzir Convidar Relatar Fixar Contrastar Prover Dar Repartir Furar Identificar Reconstruir Localizar Replicar Iniciar Converter Redigir Defender Resolver Juntar Ilustrar Reescrever Manter Responder Ligar Criar Relacionar Descrever Rever Limpar Indicar Relatar Militar Salientar Manipular Criticar Reorganizar Diferenciar Seguir Martelar Inferir Reproduzir Modificar Selecionar Misturar Defender Resolver Discriminar Sintetizar Ouvir Definir Resumir Discutir Trabalhar Pesar Interferir Rever Mostrar Pintar Demonstrar Se capaz Dizer Realizar Descrever Selecionar Enumerar Redigir Diferenciar Separar Escolher Seguir Discriminar Subdividir Escrever Segurar Distinguir Sublimar Estudar Serrar Dizer Sumarizar Executar Trabalhar Interpretar Utilizar Nomear Usar Utilizar

EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor. Identificar as cores conforme o comando do professor. Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios. Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor. Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa. Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva. Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio. Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão. Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos. Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los. Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas. Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor; Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo; Identificar as peças do dominó para completar o jogo Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade; Identificar o local mais próximo para a execução da atividade; Participar dos jogos propostos respeitando as regras. Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta; Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula. Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebracabeça; Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça; Identificar as peças do dominó para completar o jogo Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente; Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor. Confeccionar as petecas seguindo a sequência de montagem conforme a explicação do professor; Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão; Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula; Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas; Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício. Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”; Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor; Identificar as peças do dominó para completar o jogo. Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor; Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração; Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula. Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações; Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito. Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios); Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda; Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula. Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado; Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação. Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades; Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor; Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios. Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos; Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a sequência dos exercícios.

Adaptado por Járci Maria Machado do material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário