Durante
longo tempo a alfabetização foi entendida como a aquisição de um código fundado
na relação entre fonemas e grafemas. Hoje se sabe que muito mais complexo se
apresenta o processo de aquisição da linguagem escrita pelas crianças.
Segundo
Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a
leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e
provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais
hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações,
dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que
circulam socialmente.
1. Hipótese Pré-silábica
CARACTERÍSTICAS
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ATIVIDADES FAVORÁVEIS
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- Escrita e desenho têm o mesmo significado.
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números.
- Reproduz traços típicos da escrita
de forma desordenada.
- Acredita que coisas grandes têm um
nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo, nominal);
- Usa as letras do nome para escrever
tudo;
- Não aceita que seja
possível escrever e ler com menos de três letras.
- Leitura global: Lê a palavra como um
todo.
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- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar, reconhecer e ler o nome em situações
significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes,
etc;
- Ter contato com diferentes
portadores de textos;
- Fazer uso do cantinho de leitura
diariamente;
- Conversar sobre a função da
escrita;
- Utilizar letras móveis para
pesquisa nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor
como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da
classe,quando isto for significativo;
- Comparar e relacionar palavras
- Produzir textos de forma não
convencional;
- Identificar personagens conhecidos
a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua
possibilidade;
- Recitar textos memorizados:
parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso
reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
- Escrita de listas em que isto tenha
significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de
aniversário, etc.
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2– Hipótese–
Silábica
CARACTERÍSTICAS
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ATIVIDADES FAVORÁVEIS
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- Para cada fonema, usa uma letra
para representá-lo;
- Pode, ou não, atribuir valor sonoro
à letra;
- Pode usar muitas letras para
escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
- Ao escrever frases, pode usar uma
letra para cada palavra;
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- Todas as atividades do nível
anterior;
- Comparar e relacionar escritas de
palavras diversas;
- Escrever pequenos textos
memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
- Completar palavras com letras
para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ou __a__e__o;
- Relacionar personagens a partir do
nome escrito;
- Relacionar figura às palavras,
através do reconhecimento da letra inicial;
- Ter contato com a escrita
convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno
texto conhecido;
- Leitura de textos conhecidos;
- Relacionar textos memorizados com
sua grafia;
- Cruzadinha;
- Caça-palavras;
- Completar lacunas em textos e
palavras;
- Construir um dicionário ilustrado,
desde que o tema seja significativo;
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas
significativas;
- Jogos variados para associar o
desenho e seu nome;
- Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de palavras de
uma frase.
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3 -
Silábico-Alfabético
CARACTERÍSTICAS
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ATIVIDADES FAVORÁVEIS
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- Compreende que a escrita representa
os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais de
uma letra para a maioria das sílabas;
- Reconhece o som das letras;
- Pode dar ênfase a escrita do som só
das vogais ou só das consoantes bola=
AO ou BL;
- Atribui o valor do fonema em
algumas letras:
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- As mesmas do nível anterior;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar os conhecimentos para
escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para
escrever garota, gaveta;
- Ditado de palavras conhecidas;
- Produzir pequenos textos;
- Reescrever histórias.
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4 – Alfabético
CARACTERÍSTICAS
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ATIVIDADES FAVORÁVEIS
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- Compreende a função social da
escrita: comunicação.
- Conhece o valor sonoro de todas ou
quase todas as letras.
- Apresenta estabilidade na escrita
das palavras.
- Compreende que cada letra
corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala.
- Faz leitura com ou sem imagem.
- Inicia preocupação com as questões
ortográficas.
- Separa as palavras quando escreve
frases.
- Produz textos de forma convencional
|
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que
apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja
significativo;
- Atividades a partir de um texto:
leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
- Jogos diversos com bingo de letras
e palavras, forca.
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Referências
PICOLLI,
Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização:
espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2013.
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