sábado, 18 de maio de 2019

GÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA POR EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY


Durante longo tempo a alfabetização foi entendida como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Hoje se sabe que muito mais complexo se apresenta o processo de aquisição da linguagem escrita pelas crianças.
Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente.

         1. Hipótese Pré-silábica

CARACTERÍSTICAS
ATIVIDADES FAVORÁVEIS
  •  Escrita e desenho têm o mesmo significado.
  •   Não relaciona a escrita com a fala;  
  • Não diferencia letras de números.
  • Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada.
  • Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo, nominal);
  • Usa as letras do nome para escrever tudo;
  • Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras.
  • Leitura global: Lê a palavra como um todo.




  • Desenhar e escrever o que desenhou;
  • Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
  • Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • Fazer uso do cantinho de leitura diariamente;
  • Conversar sobre a função da escrita;
  • Utilizar letras móveis para pesquisa nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
  • Bingo de letras;
  • Produção oral de histórias;
  • Escrita espontânea;
  • Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras;
  • Leitura dos nomes das crianças da classe,quando isto for significativo;
  • Comparar e relacionar palavras
  • Produzir textos de forma não convencional;
  • Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
  • Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.






2– Hipótese– Silábica

CARACTERÍSTICAS
ATIVIDADES FAVORÁVEIS

  • Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
  • Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
  • Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
  • Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra;




  • Todas as atividades do nível anterior;
  • Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
  • Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
  • Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ou __a__e__o;
  • Relacionar personagens a partir do nome escrito;
  • Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
  • Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
  • Leitura de textos conhecidos;
  • Relacionar textos memorizados com sua grafia;
  • Cruzadinha;
  • Caça-palavras;
  • Completar lacunas em textos e palavras;
  • Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
  • Evidenciar rimas entre as palavras;
  • Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
  • Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
  • Colocar letras em ordem alfabética;
  • Contar a quantidade de palavras de uma frase.







3 - Silábico-Alfabético

CARACTERÍSTICAS
ATIVIDADES FAVORÁVEIS
  • Compreende que a escrita representa os sons da fala;
  •  Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
  •  Reconhece o som das letras;
  • Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes  bola= AO ou BL;
  • Atribui o valor do fonema em algumas letras:




  • As mesmas do nível anterior;
  • Separar as palavras de um texto memorizado;
  •  Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta;
  •  Ditado de palavras conhecidas;
  • Produzir pequenos textos;
  • Reescrever histórias.













4 – Alfabético

CARACTERÍSTICAS
ATIVIDADES FAVORÁVEIS
  •  Compreende a função social da escrita: comunicação.
  • Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras.
  • Apresenta estabilidade na escrita das palavras.
  •  Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
  • Procura adequar a escrita à fala.
  • Faz leitura com ou sem imagem.
  • Inicia preocupação com as questões ortográficas.
  • Separa as palavras quando escreve frases.
  •  Produz textos de forma convencional





  • Todas as anteriores;
  • Leituras diversas;
  • Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
  • Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
  • Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca.


Referências
PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2013.

MULTIEDUCAÇÃO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. MULTIRIO. Disponível em: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/cime/ME02/ME02_010.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário