quinta-feira, 30 de maio de 2019

Comparativo entre Piaget, Vygotsky e Wallon

Comparativo entre Piaget, Vygotsky e Wallon

JEAN PIAGET - 1896 - 1980: foi pesquisador e filósofo suíço, formado em Ciências Naturais.

LEV SEMENOVICH VYGOTSK -1896 - 1934: formado em Direito e estudou Literatura e História. 

HENRI WALLON - 1879 - 1962: pesquisador e professor francês, formado em Medicina e estudou Psicologia e Filosofia.

TEORIA DA PSICOGÊNESE DE PIAGET

O desenvolvimento cognitivo e afetivo se dá em estágios sequenciais. Os estágios são:
  1. Sensório - motor de 0 a 2 anos;
  2. Pré - operatório de 2 a 7 anos;
  3. Operatório - concreto de 7 a 11 anos;
  4. Operatório - formal de 11 a 15 anos ou mais.

VYGOTSKY

O desenvolvimento da estrutura cognitiva é um processo que se dá na apropriação da experiência histórica e cultural.

WALLON

o desenvolvimento afetivo e cognitivo se dá em estágios de maneira descontínua, a partir do potencial genético, inerente a espécie e a fatores ambientais e socioculturais. Os estágios são: 
  • impulsivo - emocional;
  • sensório - motor e projetivo;
  • personalismo;
  • categorial;
  • puberdade e adolescência;

COMO PENSAVAM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM?

PIAGET
  • a aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo e seus estágios.
  • enquanto sujeito de seu conhecimento, o homem tem acesso direto aos objetos e eventos.
  • ao professor cabe pensar e desenvolver situações de aprendizagem que sejam ao mesmo tempo compatíveis com o estágio de desenvolvimento cognitivo no qual o aluno se encontra e representem, também, um desafio aos mesmos.
VYGOTSKY
  • desenvolvimento e aprendizagem são processos concomitantes, interdependentes e recíprocos.
  • enquanto sujeito de seu conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos e eventos. Este acesso é mediado pela linguagem.
  • o professor é mediador do processo de ensino aprendizagem. Ação docente deve acontecer dentro da Zona Proximal. Para isso, ele deve conhecer os saberes prévios daqueles a quem ensina, planejar o processo de aprendizagem com o objetivo de atingir o potencial do aluno, em um processo de construção do conhecimento. O professor  nunca deve abrir mão da reflexão sobre sua prática pedagógica e deve encorajar o aluno assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem.
WALLON

  • desenvolvimento e aprendizagem são diretamente influenciados por aspectos culturais e orgânicos de cada indivíduo.
  • enquanto sujeito de seu conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos e eventos. Este acesso é mediado pela afetividade.
  • o professor e a escola cabe conhecer o contexto no qual a criança está inserida, ou seja, sua história. Isso trará possibilidade de compreensão da interrelação entre desenvolvimento dos domínios afetivo, cognitivo e motor.


PRINCIPAIS SEMELHANÇAS ENTRE ELES:

  1. Os três eram sociointeracionistas. Portanto, pensavam o homem como um ser social.
  2. Tinham formação acadêmica em outras áreas que não a educação.
  3. Deram contribuições valiosas à educação através das teorias psicogenéticas.
  4. Acreditavam que o conhecimento é construído gradualmente.
  5. Acreditavam que os processos filogenéticos e ontogenéticos tinham implicações diretas no desenvolvimento.


PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ELES:

  • Piaget e Wallon focaram suas análises sobre o desenvolvimento cognitivo afetivo do nascimento  a adolescência. Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda a vida.
  • Para Piaget, conhecimento é construído do individual para o social, enquanto Vygotsky e Wallon, do social para o individual. 
  • Piaget via o desenvolvimento cognitivo e afetivo como uma "marcha para o equilíbrio".
  • Embora os três pensassem o homem como um ser social, Piaget privilegiava a maturação biológica como condição ao desenvolvimento cognitivo (aprendizagem) ; Vygotsky, a interação social e, Wallon, a afetividade.
  • Para Piaget os estágios do desenvolvimento eram ordenados e universais. Para Wallon, os estágios sofriam rupturas e retrocessos.
  • Vygotsky e Wallon viam o desenvolvimento como resultante do meio.Portanto, se o meio mudasse, isso impactaria no desenvolvimento.
  • Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é determinado pela oposição da coação à cooperação. Vygotsky vê questões econômicas e socioculturais como determinantes. Wallon vê questões econômicas, socioculturais e afetivas como determinantes.
  • Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética; Vygotsky, pela perspectiva cultural; e, Wallon pela perspectiva cultural e afetiva.
  • Para Piaget o processo de pensamento é resultado dos esquemas; a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos mentais. Vygotsky e Wallon não só viam o pensamento e linguagem como interdependentes e recíprocos, mas atribuía grande importância à aquisição da linguagem, pois ela diretamente influenciava as funções superiores. Porém, Wallon já via a emoção (choro, riso, tom de voz agradável ou desagradável) como a primeira linguagem da criança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta K.; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992 - 115 p.

WARDSWORTH, Barry J. Piaget's Theory of Cognitive and Affective Development. 3rd ed. Nova Iorque: Longman Inc., 1984.

Fundamentos Epistemológicos da Aprendizagem. Unidade 4 - apostila de Educação e Tecnologia da Universidade Veiga de Almeida.






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