segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O comportamento é impulsionado pela emoção.

21 de janeiro de 2013 às 05:45
 Créditos: Uma Voz para o Autismo - umavozparaoautismo.blogspot.com.br                                          
::O comportamento é impulsionado pela emoção.  - Comportamento-
 
O comportamento é impulsionado pela emoção. Quando aparece um comportamento inadequado a pessoa está sentindo algo que faz com que ela se comporte assim com o objetivo de processar a emoção que ela está sentindo. Às vezes, a pessoa pode estar irritada, entediada, confusa, etc. Impedir um comportamento inadequado exigirá que a pessoa aprenda a obter suas necessidades emocionais de uma forma mais adequada.

Quando a pessoa apresenta um comportamento inadequado que parece enrraizado e com multiplas funções é necessário que os adultos tenham respostas diferentes para as diferentes razões desse comportamento, onde, quando e em quem. Os adultos terão que encontrar estratégias criativas para fazer com que a pessoa se sinta responsável pela consequencia desse comportamento sem que essa consequencia faça com que aumente o comportamento que se quer eliminar.

Por exemplo, quando você SENTIR que a pessoa teve um comportamento inadequado porque ela estava se sentindo ansiosa, a sua resposta a esse comportamento pode ser um abraço para ajudá-la a sentir-se mais "at ease". Se você SENTIR que a pessoa se comportou inadequadamente porque ela estava entediada você pode orientá-la a dizer algo como: "Vamos brincar?" Diferentes emoções podem impulsionar o mesmo comportamento, por isso, precisamos dar respostas diferentes para abordar as diferentes emoções. Uma vez que a necessidade emocional é atendida, o comportamento inadequado irá diminuir. E você irá saber que está cumprindo suas necessidades emocionais com a diminuição do comportamento inadequado.

Deve-se ter o cuidado em NÃO colocar muita energia tentando fazer o comportamento inadequado parar.  Coloque a maior parte da sua energia em encher o “copo emocional” da pessoa com experiências positivas. Quanto mais cheio estiver  “o copo emocional” com experiências produtivas menos a pessoa estará inclinada a ter o mal comportamento.Comportamento impulsionado pela raiva - Quando o comportamento é impulsionado pela raiva é necessário que a pessoa seja responsablizada a reparar a ofença que seu comportamento gerou.

Fonte: http://umavozparaoautismo.blogspot.com.br/2013/01/emocoes-e-comportamento-at-ease-model.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário