quarta-feira, 5 de junho de 2019

Educação infantil e percepções

      O ser humano é dotado de sentidos, através dos quais toma conhecimento do mundo exterior. E este mundo que vem com qualidades e propriedades que os distinguem dos demais: cor, forma, tamanho, textura, sabor, odor e etc. O bebê, ao nascer, não tem capacidade de perceber o mundo, quando cresce e se torna adulto “perde” essa sensibilidade se tornando, muitas vezes, um ser insensível, que ignora as sensações que o mundo lhe oferece.
        A Educação dos sentidos é importante para o desenvolvimento de uma personalidade harmônica. É imprescindível a compreensão e interação da pessoa com o seu meio, compreendendo que viver exige uma exploração ativa do meio, assim como a contínua organização e reorganização das impressões sensoriais dele absorvida. As percepções podem ser consideradas, também, como um processo ativo, para enfrentar e ajustar-se ao ambiente. 
        Para um bom desenvolvimento do indivíduo devemos enquanto professores trabalhar alguns sistemas sensoriais:
  1.  Sistema tátil: tudo aquilo que está em contato com a pele: toque, preensão, temperatura, textura.
  2.  Sistema auditivo: o reconhecimento de sons: discriminar, transformar, reagir.
  3.  Sistema oral/gustativo: paladar, estímulos dentro da boca: doce/salgado, azedo/ácido, alimentos de diferentes consistências.
  4.  Sistema olfativo: cheiros, está ligado ao nariz: processamento e discriminação de odores.
  5.  Sistema visual: ligado aos olhos, tudo que se relaciona a visão.
  6.  Sistema vestibular: localizado no ouvido, relacionado ao equilíbrio e movimento, além de coordenar os movimentos óculo-manual e bilateral.
  7.  Sistema proprioceptivo: é a posição do corpo no espaço: noção espacial, de peso, de pressão, de alongamento, de mudança de posição. 

QUAIS ATIVIDADES PODEM NOS AJUDAR NESTE DESENVOLVIMENTO?

TÁTIL:
  1.  Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
  2.  Reconhecer colegas pelo tato.
  3.  Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
  4.  Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).
  5.  Manipule diferentes texturas. Utilize bacias para colocar materiais como areia, pedras, gel de cabelo, creme corporal, farinha, grãos, etc. Incentive a criança a brincar. Uma possibilidade é usar essas texturas para criar cenários e objetos que se relacionem com os conteúdos trabalhados em classe, como animais, meios de transporte, entre outros. Ainda pode ser sugerida uma escavação para encontrar letras dentro das bacias e, com elas, formar palavras, ou fazer uma caça às texturas no pátio.
  6.  Livros com figuras grandes são boas opções. Há livros interativos, com fantoches, texturas ou figuras adesivas para complementar a leitura.
  7.  Massinha de modelar tem diversas possibilidades. Você pode convidar as crianças a criar animais e objetos, ou usá-la para contornar letras e números.
  8.  Faça caixas sensoriais ou caixas de surpresa: dentro de uma caixa, coloque objetos relacionados a qualquer tema (sólidos geométricos, materiais escolares, brinquedos que remetam a animais ou meios de transporte, etc.) para que as crianças adivinhem o que são apenas com o tato.
GUSTATIVA:
  1.  Experimentar coisas que têm e que não tem gosto. 
  2.   Provar alimentos em diferentes temperaturas. 
  3.  Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus. 
  4.  Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros. 
  5.  Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferentes: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
  6.  Use gelo, rapadinha, gelatina, sucos, para trabalhar os mais variados temas.
  7.  Garrafinhas de sabores.
  8.     

     OLFATIVA

  1.       Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
  2.           Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes. 
  3.           Garrafinhas de odores.

   AUDITIVA
  1.      Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
  2.         Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
  3.         Brincar de cobra cega.
  4.        Tocar instrumentos musicais. 
  5.        Fazer rimas com palavras. 
  6.        Integre novas tecnologias, como tablets, iPads e videogames (como o Kinect, por exemplo). Esses recursos podem ser utilizados em espaços educativos já que, além de trazerem jogos visuais e auditivos, relacionam o movimento do corpo com comandos para as atividades, o que é bastante positivo.
  7.      Grave sons da natureza, de animais e da própria criança falando e reserve um momento para a escuta.
  8.      Use guizos, campainhas, sinos.

    VISUAL:
   
  1.        Identificar o Cores. 
  2.       Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
  3.       Agrupar objetos de acordo com suas cores. 
  4.       Agrupar objetos de acordo com suas formas. 
  5.       Montar quebra-cabeças simples.


   Além destas existem muitas outras formas criativas de se trabalhar as percepções.

      Bom trabalho!!! Regina Motta

  

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