sexta-feira, 7 de junho de 2019

AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO

AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO
Regina do Rocio Motta¹

HABILIDADES: SÓCIO AFETIVA, LINGUAGEM, COGNITIVA E PSICOMOTORA

           Ao avaliar um aluno e/ou paciente devemos observar quais habilidades ele já possui, para a partir daí, pensarmos em estratégia e metodologias para usar em nosso planejamento, plano de ensino, ou atendimentos. Tendo isso claro temos como potencializar o processo de aprendizagem. Para essa avaliação podemos utilizar critérios para fazer as anotações como: realiza ou não realiza e anotar as observações que forem pertinentes, por exemplo se faz apenas uma parte do solicitado, anotar qual parte, anotar como demonstra.

SÓCIO AFETIVA:
  1. Segue as regras (seja da instituição, da sala, do lugar em que está inserido).
  2. Tem controle sobre suas emoções (nas várias situações que surgirem).
  3. Reconhece seu lugar no espaço (escolar, na sala, na familiar, seus pertences).
  4. Espera sua vez para participar.
  5. Compreende e participa das rotinas estabelecidas (na sala, na escola, em casa).
  6. Sabe exprimir sentimentos, emoções e necessidades.
  7. Possui hábitos de higiene, saúde e segurança pessoal.
  8. Mostra interesse pelo meio que o cerca.
  9. Demonstra prazer na realização das atividades.
  10. Identifica e sabe os nomes dos principais membros da família.
  11. Identifica e nomeia seus colegas, professores e pessoas da escola.

LINGUAGEM:

  1. Comunica-se através de gestos.
  2. Comunica-se verbalmente.
  3. Articula as palavras com clareza.
  4. Faz uso de frases simples, pronomes.
  5. Fala de seus desejos e sentimentos (ou demonstra de alguma forma).
  6. Conta acontecimentos do seu dia a dia.
  7. Estabelece e mantém um diálogo com os colegas, professores, terapeutas, etc.
  8. Descreve e identifica imagens simples (faz apontamentos apenas).
  9. Escuta com atenção uma história simples.
  10. Identifica personagens da história contada, oralmente ou apenas apontando.
  11. Transmite mensagens ou recados (oralmente ou apenas os entrega).
  12. Memoriza as histórias contadas.

COGNITIVA:

  1. Classifica, agrupa e identifica objetos segundo uma característica: grande/pequeno; grosso/fino; leve/pesado; cor; tamanho; forma, etc.
  2. Ordena objetos conforme modelo.
  3. Compara tamanho e pesos entre objetos.
  4. Domina os conceitos de: em cima e embaixo, dentro e fora, frente/atrás.
  5. Faz jogos de encaixe (anotar números de peças).
  6. Resolve quebra-cabeças (anotar número de peças e se foi com ou sem auxílio).
  7. Reconhece semelhanças e diferenças.
  8. Responde aos conceitos de tempo: ontem, hoje, amanhã, dias da semana, mês e ano (com ou sem auxílio).

PSICOMOTORA:

  1. Faz de tinta.
  2. Faz uso do pincel para tinta.
  3. Realiza rasgadura.
  4. Realiza recorte e colagem (com ou sem respeitar o limite do desenho ou figura).
  5. Aponta, nomeia e identifica partes do corpo e suas funções.
  6. Faz uso de giz de cera e/ou lápis de cor para realizar seus desenhos.
  7. Apresenta dominância lateral (direita/esquerda) para mão e/ou pé ou os dois.
  8. Possui noção de lateralidade - direita e esquerda.

Bom trabalho!

Fonte: adaptação de curso realizado, pela autora na E.E. Lucy Requião de Mello e Silva, com equipe pedagógica.

¹ Regina do Rocio Motta – professora/geógrafa/pedagoga; especialista em Educação Básica, em Educação Especial, cursando especialização em Psicopedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário