terça-feira, 17 de julho de 2012

O uso das mídias na educação

Data: 27/09/2003 10:35:13
De: Maria Helena Santos da Silva
IP: 200.214.113.130-10.0.5.254
Assunto: O uso das mídias na escola

Os equipamentos audiovisuais já vem sendo utilizados crescentemente pelas escolas nos últimos anos. O rádio, as vitrolas/ aparelhos de som, a televisão e o vídeo. Entretanto, pouco se discutiu nas escolas sobre o uso pedagógico adequado para esses equipamentos, o que os tornou sub-utilizados e não permitiu a escola acompanhar e se integrar de vez à linguagem e aos meios audiovisuais. Essa ausência de reflexão acaba por afastar a possibilidade das tecnologias contribuirem com a formação de alunos-cidadãos, críticos e criativos para desenvolver uma vivência social em um mundo onde já estavam presentes nas relações sociais informações mediadas por dispositivos cinematográficos. Fragilizou-se então a análise crítica das mensagens e do uso dos multimeios.

Integrando as mídias na construção do conhecimento na escola
Com a integração das várias mídias no computador, e sua proliferação para todas as dimensões da vida, a escola precisa urgentemente compreendê-lo e incorporá-lo enquanto ferramenta pedagógica básica para uma grande parte das tarefas escolares. Ele é dotado de um "pseudo-cérebro" capaz de executar tarefas seguindo instruções previamente estabelecidas. Ele é multitarefa, executando programas para trabalho, estudo e lazer, transformando-se em diferentes ferramentas. Ele dispõe de diferentes formas para apresentação da informação, unindo sons, imagens, animações e textos, estabelecendo outros processos de comunicação, utilizados separada ou simultaneamente.

Essa característica, chamada de multimídia, é que torna o computador uma ferramenta poderosa no manuseio e na assimilação de conhecimentos.

Outros aspectos são a interface gráfica entre sistema operacional e usuário e o sistema auto- instrutivo dos programas, que facilitam a utilização para a maioria das pessoas leigas, permitindo-lhes a direção do processo baseado em seus interesses, rompendo com o monopólio de seu uso por especialistas.

O computador como ferramenta de trabalho na escola

Além disso, é uma ferramenta de trabalho para a realização de cálculos e do processamento e armazenamento de dados. Pode ser utilizado para a realização e apresentação dos trabalhos escolares e na preparação de aulas, com aplicativos gráficos, de planilhas, de hipertextos, de tratamento de imagens e sons e de pesquisa.

Pode-se utilizar diversos programas – os softwares – simuladores e trabalho com matrizes. Pode ser utilizado ainda em redes locais, inter-escolares e mundiais - como a Internet - com acesso fácil e rápido, inclusive aos produtores da informação e/ou instituição, tendo à disposição um correio eletrônico – e-mail - páginas na rede mundial – sites – para intercâmbio e divulgação de atividades dos usuários e acesso as salas de bate-papo virtuais e sistema de videoconferências e videofone. Além disso, dispõe de memórias extras e programas diversificados através de disquetes e CD-ROM. Para isso corrobora o barateamento crescente destas tecnologias em comparação aos benefícios proporcionados.

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