sexta-feira, 27 de julho de 2012

O LÚDICO NA FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – UAB
JAIR PEREIRA
REGINA DO ROCIO MOTTA
O LÚDICO NA FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PONTA GROSSA
2011
O LÚDICO NA FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado para o curso de graduação em Pedagogia, na modalidade EaD, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como requisito de obtenção parcial de nota na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental II.
Tutora: Professora Daniela Aparecida Nascimento.

 
SUMÁRIO
  1. Introdução do projeto........................................................................................1
  1. Justificativa....................................................................................................... 2
  1. Objetivos do projeto de estágio........................................................................ 3
3.1. Objetivo geral.
    1. Objetivos específicos.
4. Fundamentação teórica.................................................................................... 4
5. Metodologia do projeto de estágio.................................................................... 7
6. Cronograma...................................................................................................... 9

7. Referências.................................................................................................... 10

8. Anexo............................................................................................................. 1
1 - Introdução do projeto 1
O presente projeto será desenvolvido como requisito da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental II, pelos acadêmicos Jair Pereira e Regina do Rocio Motta no período matutino da Escola Municipal Laís Peretti, em Curitiba- Paraná.
Nós optamos por estagiar no 4º ano das séries iniciais do ensino fundamental, que tem como regentes, na turma A, a Professora Myrian, e na turma B, a professora Kelly a qual é responsável pela aprendizagem, acompanhamento do desempenho, disciplina, contato com os pais, encaminhamentos, pareceres descritivos.
A escola é muito bem organizada, os professores bem comprometidos com a qualidade de ensino perceberam que os conteúdos são apresentados de forma multidisciplinar, mesmo as professoras de educação física, arte e projeto de literatura fazem seus planejamentos levando em conta o que está sendo trabalhado pela regente; a direção e equipe pedagógica estão sempre presente.

2 - Justificativa 2

Este surgiu como pré-requisito para graduação do Curso de Pedagogia da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental II, constante do sexto período.
O Estágio Supervisionado é um instrumento imprescindível, que proporciona o contato com a realidade na qual atuará. Caracteriza-se como um momento de análise e apreensão do contexto real, sendo um elemento fundamental para a formação profissional. É parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência, da relação dialética entre a teoria e a prática, portanto valiosíssimo.
Sendo que a prática pedagógica escolhida é baseada em atividades lúdicas de caráter teórico-prático, sobre os temas solicitados pela regente. Serão atividades sobre conteúdos já trabalhados que necessitam de fixação, visto as dificuldades apresentadas pelos alunos. 
A metodologia que usaremos para nossa intervenção pedagógica se pautará no lúdico, sendo que nossa questão norteadora é: A fixação dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento pode ser potencializada com o uso de jogos pedagógicos? Iremos utilizar jogos – os mais variados – para a fixação dos conteúdos repassados pela professora regente.
O lúdico é deslumbrante, intrigante, excitante e com certeza levará o aluno a repensar muitas e reformular conceitos, adquirindo nova interpretação, novo olhar, nova leitura dos mesmos.

3 - Objetivos do Projeto de estágio 3
3.1 Objetivo geral:
  • Proporcionar ao aluno/acadêmico o contato com a realidade na qual o mesmo atuará.
  • Proporcionar ao aluno a fixação e memorização do conteúdo ensinado através de jogos pedagógicos. 
3.2 Objetivos específicos:
Oportunizar ao aluno/acadêmico a vivência em sala de aula, para apropriar-se do conhecimento propiciado pela prática;
Desenvolver atividades envolvendo os jogos pedagógicos durante as aulas práticas de sala de aula;
Refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria x prática;
Formar aluno/acadêmico a partir de um contexto real de atuação;
Elaborar o planejamento dos conteúdos utilizando-se de atividades lúdicas.

4 – Fundamentação teórica 4

O estágio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação de qualquer profissional, e de forma imprescindível aos da educação. Constitui-se em um treinamento que possibilita vivenciar a teoria aprendida na Faculdade, integrando as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico. Por meio dele podem-se perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio.
É na relação entre a teoria aprendida e a prática proporcionada pelo estágio que construímos nosso conhecimento e desenvolvemos nossas habilidades profissionais.

Esta mudança de percepção, que se dá na problematização de uma realidade concreta, no entrechoque de suas contradições, implica um novo enfrentamento do homem com sua realidade. Implica admirá-la em sua totalidade: vê-la de “dentro” e, desse “interior”, separá-la em suas partes e voltar a admirá-la, ganhando assim, uma visão mais crítica e profunda da sua situação na realidade que não condiciona. (FREIRE, 1983, p.60)


Segundo Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino, Direito do Trabalho, “A finalidade do estágio é proporcionar ao estudante um trabalho para a complementação do ensino do curso que ele está fazendo. Tem natureza pedagógica, visando à melhor formação profissional do estagiário”.
Sendo que esta prática pedagógica é que nos fará ampliar o conhecimento da profissão escolhida.
O processo de profissionalização envolve esforço da categoria para efetivar uma mudança, tanto no trabalho pedagógico que desenvolve, quanto na sua posição na sociedade. Isso porque o trabalho pedagógico é ligado às finalidades e aos objetivos e, portanto, carregado de intencionalidade política, partindo de um saber científico próprio e da solidariedade em torno de valores e interesses comuns (GOMES, 1993, p. 5, in VEIGA, 1998, p. 76).

Para aplicar nossa prática pedagógica e, consequentemente cumprir as finalidades da disciplina; tivemos como objetivo desenvolver uma forma lúdica, utilizada como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem, para uma fixação dos conteúdos e, portanto uma melhor aprendizagem. 
Tendo em vista que hoje já não podemos admitir uma aprendizagem apenas pautada no tradicional, observamos o que nos diz Mendonça: 5
[...]nesse sentido sugere-se que a sala de aula não possa mais ser marcada apenas pela relação autoritária advinda da escola tradicional, mas sim que a atividade docente compreenda o ensinar e o aprender como processo interdependente e que aconteça num ambiente de ludicidade (2008, p.353).

O lúdico aplicado à prática de ensino não apenas contribui para o processo de ensino-aprendizagem, como também possibilita ao docente tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas. Sendo assim, podemos dizer que este tipo de atividade possui um caráter educacional intrínseco, inerente e deve ser utilizado como recurso pedagógico. Como ressalta Teixeira:
O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. É este aspecto de envolvimento emocional que o torna uma atividade com forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia. Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrola, a ludicidade é portadora de um interesse intrínseco, canalizando as energias no sentido de um esforço total para consecução de seu objetivo. Portanto, as atividades lúdicas são excitantes, mas também requerem um esforço voluntário. (...) As situações lúdicas mobilizam esquemas mentais. Sendo uma atividade física e mental, a ludicidade aciona e ativa as funções psico-neurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento. (...) As atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, a ludicidade aciona as esferas motora e cognitiva, e à medida que gera envolvimento emocional, apela para a esfera afetiva. Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. O ser que brinca e joga é, também, o ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. (Teixeira, 1995, p. 23).
No processo de ensino-aprendizagem as atividades lúdicas ajudam a construir uma prática emancipadora e integradora, e se tornam um instrumento de aprendizagem que favorece a aquisição do conhecimento em perspectivas e dimensões que perpassam o desenvolvimento do educando. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.


5 – Metodologia do Projeto de estágio: 7

Como estaremos desenvolvendo conteúdos já trabalhados com a finalidade de fixá-los melhor, a professora regente nos sugeriu que o fizéssemos através de jogos e brincadeiras. Sabe-se que este tipo de proposta é muito valiosa, visto o nível de motivação que desperta nos educandos.
O lúdico está presente em nossas vidas desde o nascimento a nos acompanhará até o final dela.
Brincar é uma atividade inerente ao ser humano, que extrapola seu sentido literal, pois vêm repletos de habilidades, jogos de papéis – o real e o imaginário, aguçamento da criatividade, melhora da conduta e da autoestima.
Ora, se o lúdico é tudo isto, nada mais louvável que nos utilizarmos dele para aprimorar o processo de ensino aprendizagem e, sendo assim, nós abraçamos esta proposta.
Uma aula inspirada no lúdico, não é necessariamente aquela que ensina conteúdos com jogos, mas aquela em que as características do brincar estão presentes, influindo no modo de ensinar do professor, na seleção dos conteúdos, no papel do aluno; é uma aula que se assemelha ao brincar - atividade livre, criativa, imprevisível, capaz de absorver a pessoa que brinca não centrada na produtividade, mas ao mesmo tempo desenvolvendo conceitos básicos importantes para o processo ensino aprendizagem.

O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras” (Vygotsky, 1987, p.134).

Através do Lúdico podem-se trabalhar vários conteúdos, pude perceber isto ao realizar trabalhos envolvendo contação de histórias, música, teatro, artes visual, confecções de brinquedos ou jogos de sucatas e que muitas vezes estavam entrelaçados com assuntos diversos como meio ambiente, matemática, língua portuguesa: leitura e escrita, história, geografia e ciências.8
Grandes teóricos como ROUSSEAU, FROEBEL, DEWEY e PIAGET confirmam a importância do lúdico para a educação da criança. Para Rousseau: as crianças têm maneira de ver, sentir e pensar que são próprias e só aprendem através da conquista ativa, isto é, quando participam de um processo. Froebel afirma que a escola deve considerar a criança como atividade criadora e despertar, mediante estímulos, as suas faculdades próprias para a criação produtiva. Dewey afirma que o jogo faz o ambiente natural da criança. Piaget (1973) mostra claramente em suas obras que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento parta gastar energia das crianças, mas meios que contribuem enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Pautados em todos estes grandes estudiosos e amantes da educação é que nós iremos construir nossa prática de ensino. Trabalharemos com jogos do tipo: bingo de verbos; de frações; stop de verbos; quebra-cabeça do relevo; trilha do relevo; trilha sobre o povo paranaense; trilha do ciclo da água; dramatização sobre o povo paranaense; confecção de frações; confecção do ciclo da água; dominó de frações; jogo da forca de verbos; jogo da memória de verbos, de frações, do ciclo da água, do povo paranaense e do relevo; dança fandango; danças típicas do povo paranaense.

Cronograma: 9

MÊS/TAREFA
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
Escolha escola
X
X


Observação

X


Elab. Projeto

X
X

Elab. Plano


X

Intervenção



X
Relat. Final



X

6 – Referências 10
DEWEY, J. A Filosofia em Reconstrução. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1983.
FROEBEL, F. Pedagogics of the kindergarten. Translated by Josephine Jarvis. New York and London: D. Appleton, 1917.
PAULO, V. ; ALEXANDRINO, M. Manual de Direito do Trabalho - 15ª edição – revista e atualizada. São Paulo: Método, 2011.
MENDONÇA, J. G. R. Formação De Professores: a dimensão lúdica em questão. In: Cadernos da Pedagogia - Ano 2, Vol.2, No.3 jan./jul 2008.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. São Paulo: Difel, 1968.
TEIXEIRA, C. E. J. A Ludicidade na Escola. São Paulo: Loyola, 1995.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem.SP, Martins Fontes, 1987

7- Anexo 11

DIAS
MATÉRIAS (BÁSICAS) POR HORÁRIOS 7:30H/11:30H
16
PORT
MAT
RECREIO
HIST
GEOG
17
CIENC
GEOG
RECREIO
MAT
PORT
18
ART
ART
RECREIO
LITER
ED FIS
21
PORT
MAT
RECREIO
HIST
GEOG
22
CIENC
GEOG
RECREIO
MAT
PORT









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