sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VALORIZAR O PATRIMONIO SE APRENDE NA ESCOLA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA – UAB

REGINA DO ROCIO MOTTA

VALORIZAR O PATRIMONIO SE APRENDE NA ESCOLA
PONTA GROSSA

2011

REGINA DO ROCIO MOTTA

VALORIZAR O PATRIMONIO SE APRENDE NA ESCOLA

Trabalho apresentado para o curso de graduação em Pedagogia, na modalidade EaD, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como requisito de obtenção parcial de nota na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Sociais e Naturais.



Tutora: Professora Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara


PONTA GROSSA

2011

  1. Apresentação

Observa-se hoje, na escola, a necessidade de se trabalhar com a educação patrimonial,visto que este fortalece as relações culturais entre as pessoas, mostra seu valor e promove a inclusão social.

Se todos sabemos da importância deste trabalho, então como podemos trabalhar a educação patrimonial em um enfoque interdisciplinar?

  1. Objetivos

2.1 objetivo geral:

  • Utilizar a educação patrimonial de forma interdisciplinar.

2.2 objetivos específicos:

  • Resgatar a memia histica local;
  • Mostrar aos alunos a importcia de se preservar a histia local;
  • Entender como a educao patrimonial pode nos auxiliar na formao de cidads;

  1. Justificativa

O vocábulo patrimônio refere-se em sua origem à herança paterna, ou seja, aos bens materiais transmitidos de pai para filho e a educação patrimonial, vem de uma expressão inglesa, Heritage Education, a qual vai surgir no Brasil quando aparece a necessidade de o conhecimento e a preservação do patrimônio histórico-cultural. O princípio básico da Educação Patrimonial:

Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento individual e coletivo. A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto desses bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural (HORTA; GRUMBERG; MONTEIRO, 1999, p. 06).

Sendo assim, a escola como local de ensino e aprendizagem tem o dever de proporcionar aos alunos atividades que ampliem sua capacidade intelectual, levando-os a aquisição de novos conceitos.

Conforme nos diz HORTA:

A Educação Patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e, a partir de suas manifestações, despertar no aluno o interesse em resolver questões significativas para sua própria vida pessoal e coletiva. O patrimônio histórico e o meio ambiente em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles. Nesse sentido podemos falar na “necessidade do passado”, para compreendermos melhor o “presente” e projetarmos o “futuro”. O estudo dos remanescentes do passado motiva-nos a compreender e avaliar o modo de vida e os problemas enfrentados pelos que nos antecederam, as soluções que encontraram para enfrentar esses problemas e desafios, e a compará-las com as soluções que encontramos,para os mesmos problemas (moradia, saneamento, abastecimento de água, etc). Podemos facilmente comparar essas soluções, discutir as causas e origens dos problemas

identificados e projetar as soluções ideais para o futuro, um exercício de consciência crítica e de cidadania (HORTA, 2004, p. 03).

Podemos citar ainda Oriá:

A educação patrimonial nada mais é do que uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questões atinentes ao patrimônio cultural. Compreende desde a inclusão, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, de temáticas ou de conteúdos programáticos que versem sobre o conhecimento e a conservação do patrimônio histórico, até a realização de cursos de aperfeiçoamento e extensão para os educadores e a comunidade em geral, a fim de lhes propiciar informações acerca do acervo cultural, de forma a habilitá-los a despertar, nos educandos e na sociedade, o senso de preservação da memória histórica e o consequente interesse pelo tema (ORIÁ, 2005).


  1. Metodologia

Trabalharemos a educação patrimonial utilizando-nos das seguintes metodologias: para motivar os alunos nós usaremos um vídeo mostrando os locais históricos de nossa cidade; após faremos uma aula – visita ao Museu Paranaense e ao centro histórico de Curitiba, onde os alunos farão suas anotações sobre os pontos que mais gostaram e/ou acharam mais interessantes. Ao voltarmos para a escola eles irão produzir desenhos ou pinturas dos locais onde visitamos e farão uma pesquisa na internet, buscando curiosidades sobre estes locais.

  1. Bibliografia

HORTA, Maria de Lourdes Parreira. et alli. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/ Museu Imperial, 1999.


ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em www.minc.gov.br. Acesso em 2011.

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