quinta-feira, 25 de julho de 2013

O papel dos pais na inclusão escolar...

24 de abril de 2013 às 23:42
Nesse mês de março nós pais de autistas e profissionais que assistem autistas massificamos informações e divulgação, sobre o que é o autismo e quais os maiores desafios externos como escola, direitos legais, passeios, políticas públicas, preconceito, pois os diários cabe a cada famíla e suas particularidades.

Dia 05 de abril a ong Autismo & Realidade, convidou a mim e a outro pai, de um garotão de 24 anos (que teve seu diagnóstico de asperger há pouco anos) que por força e dedicação desse rapaz, amor e da coragem de seus pais, contra tudo e contra todos, hoje ele cursa o 2º ano da faculdade de Educação Física, claro que hoje a Faculdade tem um papel fundamental nessa inclusão e um único recurso que nenhum diploma pode dar, a boa vontade)...ops, voltando, então nós fomos convidados a falar sobre o papel dos pais na inclusão escolar. Vejam só eu uma iniciante, meu filho tem 10 anos,  ao lado do Mestre...

Mas entendi que falar naquele evento era falar ao coração de cada um de nós e que se eu recebi essa difícil missão daria o meu melhor, mesmo que o meu melhor seja pouco para outro...

Ai me inspirei num vídeo que esta na internet, de Faith Judge, irmã de 2 rapazes autistas, bem fácil de achar, onde ela diz: "Hoje, tenho apenas um pedido. Por favor, não digam que sou normal", então ela disserta sobre as curiosidades daqueles dois cérebros autistas que são incríveis...e dai ela continua:  "Não são incríveis? Mas, a maioria das pessoas não concorda. E, porque suas mentes não encaixam na versão que a sociedade tem sobre normalidade, eles são frequentemente deixados de lado e mal compreendidos. Mas o que me deu ânimo e fortaleceu minha alma é que embora esse fosse o caso, embora eles não sejam considerados pessoas comuns, isto só pode significar uma coisa: que eles são extraordinários - autistas e extraordinários!"

Claro... esse vídeo é maravilhoso e fala em síntese sobre Inclusão.

E eu dissertei no evento as palavras que alimentam meu coração, de meu marido e dos meus filhos.

Dedico aos pais, familiares a àqueles que amam um autista...porque nosso lema é: um dia de cada vez!

"Então em uma de minhas mais honrosas e desafiadoras tarefas que é falar sobre o papel dos pais na Inclusão, no dia de hoje, eu digo:
Se eu pudesse dizer algo ao meu filho eu diria você não precisa ser normal, você pode ser extraordinário!
E se eu pudesse dizer algo a vocês pais e a mim eu diria: Não me digam que sou normal!

Ser pai de uma criança especial só cabe a pessoas especiais, jamais seremos normais, jamais seremos comuns...
Você pode tentar mas essa roupa não te serve!
Esse é nosso primeiro aprendizado de inclusão, aceitar a nossa parte especial da missão.

É preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter graça, é preciso ter gana, sempre!

Cada queda deve ser revertida na mesma proporção de nosso impulso para levantarmos.

Devemos nos dar o direito de chorar desde que saibamos reverter nossas lágrimas em sorriso aos nossos filhos extraordinários!

Por isso a Inclusão é uma missão nossa!
Com as informações que temos hoje, podemos nos munir de ferramentas para a luta, agradecer o apoio de cada profissional, mas a luta em si, é nossa.

A inclusão não é apenas educacional, essa é uma pequena parte, a inclusão que vamos desbravar é uma inclusão social, seremos pioneiros e devemos aceitar isso.

E como fazer valer nossos direitos, os direitos de nossos filhos?
Respeitando a ignorância do outro, e informando o ignorante a todo tempo, e ajustando cada brecha que encontrarmos no caminho.

Inclusão: Do verbo incluir (do latim includere), significa conter em, compreender, fazer parte de, ou participar de. Assim, em sua definição, falar em inclusão escolar é falar do aluno que está contido na escola ao participar daquilo que a escola oferece e o aluno contribui com o seu potencial para os projetos e programações da escola.
Que missão difícil essa!
Se pararmos pra pensar, aqui quase que invertemos o jogo, aqui a escola esta para o aluno e o aluno responde com seu potencial e não a escola determina o que o aluno deve seguir para que o aluno atinja o potencial que a escola determinou.
Verdadeiramente a inclusão é a evolução da sociedade!
Porque meu filho comum também merece uma escola que garanta esse direito!

De qualquer modo vivemos hoje problemas que podem ser nomeados:
• A ignorância
• O preconceito causado pela ignorância
• O medo causado pela ignorância
• O desrespeito e descaso causado pelo preconceito
Todos os problemas citados são frutos do não saber: a ignorância.

E é por isso queridos pais que nossa posição é fundamental, nós somos o saber que chegará a escola, nós somos o capitão que irá dizer qual direção nosso navio deve seguir.

Devemos ser os "chatos-simpáticos", prontos para uma resposta e prontos para questionar o que se tem feito efetivamente.

Devemos mostrar a todos o que é o autismo.

E juntos, apenas juntos é que vamos nos alimentar dessa força, dessa informação que devemos passar, nos respeitando sempre, cada um com sua decisão, mas juntos e certos de que a inclusão começa em nosso lar, com irmãos e primos, na vizinhança, na padaria, no mercado, no restaurante, no parque, no hospital, na escola.

Obrigada.
ADRIANA GODOY  (mãe de uma criança autista)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário