terça-feira, 30 de agosto de 2011

Maquete....muito bom

PROJETO DE GEOGRAFIA – OFICINA DE MAQUETE.
Autora:
Estela Maria da Consolação Moreno Cortez.
Entidade:
APAMI – Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância.
CIAC – Centro Integrado de Atividades Culturais "Raymundo Andrade".
Endereço para correspondência:
Rua Pedro Feitosa, 02 – Vila Rica.
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Cep: 29301-140
EU OUÇO E EU ESQUEÇO,
EU OLHO E EU LEMBRO,
EU FAÇO E EU ENTENDO!
(HENRY CASTNER).
APRESENTAÇÃO
A proposta de trabalho OFICINA DE MAQUETE, fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Cartografia básica como instrumento da Geografia. De acordo com a definição de Cartografia apresentada pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia, "Cartografia é a representação geométrica plana, simplificada e convencional, do todo ou de parte da superfície terrestre, apresentada atravé de mapas, cartas ou plantas".
A representação do espaço geográfico através de mapas, permite a reflexão sobre a realidade vivida. Mapas possuem simbologias próprias (gráfica e cartográfica) portanto, através da comunicação visual, pode-se observar as várias representações da Terra. A leitura e interpretação de mapas podem interferir na forma de se enxergar o mundo. O projeto de Geografia – Oficina de Maquete, tem a mesma pretensão. Através da maquete, o aluno poderá fazer comparações de grandeza, interpretar inúmeros recursos visuais como mapas e fotos, além de fazer a "leitura" da tridimensionalidade permitida, já que a maquete utiliza a representação em três dimensões (largura, altura e comprimento).
A maquete é uma forma de registrar a superfície terrestre de forma reduzida, como na escala de um mapa. Dessa forma, o Projeto irá proporcionar ao educando perceber que a natureza, objeto de estudo da Geografia, deve estar sempre articulada à ação da sociedade, que se apropria e utiliza-se de vários recursos da natureza. Portanto, ao confeccionar uma maquete, deve-se levar em consideração as formas de apropriação e transformações da natureza pelas sociedades.
A técnica utilizada pelo Projeto, foi inspirada pela metodologia da Drª Maria Elena Simielli, e atualizada em cursos do Simpósio Ibero Americano de Cartografia Para Crianças, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 2002.
OBJETIVOS
Ler, analisar e interpretar mapas e sua linguagem cartográfica (hipsometria).
Compreender o espaço tridimensionalmente representado pela maquete, estabelecendo diferenças entre a verticalidade dos mapas e a obliquidade de fotografias aéreas.
Reconhecer e aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
Considerar a maquete como instrumento de análise de espacialização geográfica.
Diversificar a maneira de aprender sobre a realidade, utilizando na maquete "artes plásticas", como linguagem relevante nos estudos geográficos.
Analisar e comparar, interdisciplinarmente, a importância do relevo e da preservação dos mananciais hídricos.
Considerar relevante a reciclagem de materiais como o papelão na sustentabilidade do meio ambiente.
METODOLOGIA
A criação de maquete por parte dos alunos poderá solucionar o problema da dificuldade na interpretação de mapas físicos, com representação de altimetria, batimetria, através de cores hipsométricas, pois o "abstrato" bidimensional do mapa, torna-se "real", nas três dimensões da maquete (largura, altura e comprimento).
A oficina de maquete utiliza uma técnica simples, onde os alunos irão transferir do mapa de representação física (representação de relevo e bacias hidrográficas) para folhas de papel vegetal as curvas de nível ou as cores hipsométricas e o conjunto de rios, sendo uma folha copiada para cada curva ou cor que represente a altimetria. Posteriormente, as folhas transparentes serão cortadas e sobrepostas uma após outra para o papelão numa base que poderá ser de madeira (representando a menor altitude).
Para um efeito visual mais bonito e melhor acabamento, a maquete deverá ser recoberta com massa corrida, lixada e pintada com tinta guache.
Os alunos poderão observar a tridimensionalidade, comparar com o mapa e apresentar o resultado concreto com a exposição das maquetes produzidas por todos os alunos.
AVALIAÇÃO
Os professores de Geografia irão coordenar e orientar todas as atividades desenvolvidas, desde a observação e leitura de mapas ao corte do papelão que irão representar as curvas de nível, ao acabamento das maquetes, na fase final do trabalho.
A observação dos professores irá facilitar o desempenho dos grupos de seus avanços.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto de Geografia – Oficina de Maquete, irá propiciar ao aluno a leitura do espaço geográfico e ajudá-lo a compreender a espacialização dos aspectos físicos como a representação do relevo e bacias hidrográficas. Porém, é importante esclarecer que as maquetes não apresentam precisões na escala e, como todo e qualquer mapa que deforma a realidade através da planimetria em suas projeções, maquetes também podem apresentar generalizações quando representam as altimetrias.
RECURSOS HUMANOS
Professores de Geografia.
Coordenadora pedagógica.
Alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série).
RECURSOS MATERIAIS
Mapas diversos.
Papel Vegetal
Madeirite
Cola
Tesoura
Lixa
Pincel
Trincha
Tinta guache (cores diversas)
Papelão
Lápis
Registros fotográficos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Araujo, R.; Guimarães, R.B.R.; Costa, Wagner, 1998.Construindo a Geografia, Editora Moderna.176 páginas.
Atlas Geográfico Escolar – IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), 2002. Rio de Janeiro.197 páginas.
Magnoli, D.; Araujo, R.; 2000. Projeto de Ensino de Geografia , Editora Moderna. 336 páginas.
Oliveira, E.A.; Apostila. 35 páginas.
Pereira, D.; Santos, D.; Carvalho, M.1999. Geografia Ciência do Espaço, Atual Editora. 193 páginas.
Projeto de Geografia – Oficina de Maquete.
Estela Maria da Consolação Moreno Cortez.
Instituição:
APAMI – Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância.
Subdivisão da Instituição:
CIAC – Centro Integrado de Atividades Culturais – "Raymundo Andrade".
Endereço para correspondência:
Rua Pedro Feitosa, 02 – Vila Rica
Cachoeiro de Itapemirim-ES
Cep: 29301-140
Endereço Eletrônico:
Morenocortez@zipmail.com.br
RESUMO
A Oficina de Maquete tem por objetivo principal, fazer com que o educando compreenda o espaço tridimensional representado pela maquete, estabelecendo diferenças entre o bidimensional do mapa e as três dimensões da maquete. Através da oficina, os alunos confeccionam maquetes que representam o relevo, utilizando uma técnica simples e desenvolvendo a capacidade de observação, pois os alunos passam para as folhas de papel vegetal as cores (hipsometria) dos mapas que representam o relevo ou mapas de curvas de nível (sendo uma folha copiada para cada curva ou cor hipsométrica). Posteriomente, as folhas de papel vegetal, com o rascunho das linhas serão cortadas, e sobrepostas, uma após a outra, em folhas de papelão. As folhas de papel vegetal servirão como "molde" e as folhas de papelão irão formar a representação do relevo. De acordo com o andamento do trabalho, os alunos irão colando as folhas de papelão cortadas, uma após a outra. A base deverá ser de madeirite, a maquete com as folhas de papelão deverão ser coladas na madeirite, e como acabamento final, os alunos deverão passar massa corrida, lixar e pintar de acordo com as cores hipsométridas.
Geography Project – Mockup Workshop.
Estela Maria da Consolação Moreno Cortez
.
Institution:
APAMI - Association of Protection and Assistance to the Maternity and Infancy
Subdivision of the institution:
CIAC – Integrated Center of Cultural Activities – "Raymundo Andrade".
Address for correspondence:
Rua Pedro Feitosa, 02 – Vila Rica.
Cachoeiro de Itapemirim-ES
Brasil.
Cep: 29301-140
Electronic address:
morenocortez@zipmail.com.br
ABSTRACT
The Workshop of Mockup has for main objective, to make with that educating understands the three-dimensional space represented by the mockup, establishing differences between bidimensional of the map and the three dimensions of the mockup. Through the workshop, the pupils confection mockups that represent the relief, using one simple technique and developing the comment capacity, therefore the pupils pass to vegetal sheets of paper the colors (hipsometria) of the maps that represent the relief or maps of level curves (being a leaf copied for each curve or hypsometric color). Posteriomente, the vegetal sheets of paper, with the rough draft of the lines will be cut, and overlapped, after to another one, in cardboard leves. The vegetal sheets of paper will serve as?molde? e the cardboard leves will go to form the representation of the relief. In accordance with the course of the work, the pupils will go glue cut cardboard leves, after to another one. The base will have to be of madeirite, the mockup with cardboard leves will have be glue in the madeirite, and as final finishing, the pupils will have to pass mass race, to sandpaper and to paint the hipsométridas colors in accordance with.

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