quarta-feira, 9 de abril de 2025

                                                                            ECOLALIA

ECO = REPETIR                          LALIA = FALA

O que é ECOLALIA?

É um distúrbio da fala bastante comum em crianças  neurotípicas que estão em processo de aprendizagem da fala e da escrita, no dia a dia todos em algum dado  momento usamos da ecolalia por exemplo: cantando dissertando um poema, porém isso passa despercebido. Contudo, esse distúrbio pode estar associado também a alguns transtornos neuropsiquiátricos como: autismo, perturbação de Gilles de la Tourette, esquizofrenia, catatonia, afasia, deficiência intelectual, síndrome de Down entre outros. Nele, o indivíduo repete de forma sistemática o que foi falado por ele mesmo ou por um interlocutor, sendo assim é um problema que atinge a fala e a linguagem.

Quais os tipos de ECOLALIA que existem?

Podemos dizer que existem quatro tipo: 

1. Ecolalia IMEDIATA: que como o nome diz acontece imediatamente após escutar algo. Por exemplo: "Oi, como vai?" e ao invés de dar a resposta, ela repete o que foi dito "Oi, tudo bem?"

2. Ecolalia TARDIA: quando ele repete, posteriormente, frases que já ouviu em conversas, filmes, propagandas, rádio, etc, Muitas vezes parecem frases desconectas do assunto tratado  no momento. Por exemplo: "não tem mais acabou" e repete isso várias vezes sem ter conexão com o assunto.

3. Ecollia FUNCIONAL MITIGADA: seria uma repetição tardia, porém com funcionalidade, isto é, tem sentido de comunicação. Por exemplo se ele ouve em um filme que uma criança se machucou e diz "muchuquei, vamos ao médico?" e de repente algo cai e quebra ele pode dizer "machucou, vamos ao médico?"

4. Ecolalia PARILALIA: é quando a criança repete palavras, frases ou sentenças que ela acabou de falar muitas vezes durante o dia. Por exemplo: a criança esta fazendo várias coisas tipo brincando, estudando e falando "hoje não tem sol"... "hoje não tem sol".

Quais as possíveis causas da ECOLALIA?

A neurociência ainda não sabe exatamente o que causa essa condição. Contudo sabe-se que é uma fase normal na aquisição da fala e, que cessa ou melhora por volta dos três anos de idade. Sabe-se também que algumas condições médicas podem estar ligadas a ecolalia, como o TEA - transtorno do espectro autista (onde aproximadamente 75% apresentam essa condição), o TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), afasia, ferimento na cabeça, demência, atraso do desenvolvimento, encefalite, síndrome de Tourette, esquizofrenia, estresse, ansiedade, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros. 

Essa disfunção, segundo pesquisadores, no lobo frontal, o qual é responsável pela memória, movimentos e pensamentos, pode se dar por uma desregulação de dopamina, muito ou pouco; por neurônios "quebrados", células nervosas que não funcionam direito e ainda por uma desconexão entre o que aprende e como responde - a fala.


Fonte de pesquisa: Observação direta de alunos; cursos de semana pedagógica; vídeo e internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário