sexta-feira, 25 de abril de 2025

                                            ALGUMAS SIGLAS DE TRANSTORNOS

TDAH - TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

É um transtorno neurológico que vai afetar a atenção, o controle dos impulsos e regular a atividade  motora. Em geral o indivíduo é desatento, hiperativo e impulsivo, sem noção de perigo, o que irá afetar suas atividades de vida diária.


TOD - TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR

Condição comportamental caracterizada por padrão persistente de desafio, hostilidade e desobediência, principalmente em relação a autoridade; são indivíduos teimosos, provocadores, irritados e que argumentam excessivamente com frequência e persistência.  


TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Condição do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de se comunicar e interagir socialmente envolvendo comportamentos repetitivos e/ou restritivos; no caso do espectro do autismo existem graus: nível 1 de suporte é aquele que requer um certo apoio; nível 2 de suporte que necessita de apoio substancial e o nível 3 de suporte que requer apoio total (cada um destes níveis se dá de forma  diferente para cada indivíduo, visto que cada um é único).


TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Transtorno de saúde mental onde o indivíduo tem pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, os quais podem causar ansiedade, impactando na sua qualidade de vida.


TAG - TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

Distúrbio de ansiedade que causa uma preocupação excessiva e persistente, sendo estas desproporcionais aos fatos que a ocasionaram, vem acompanhadas de sintomas físicos como tensão muscular, inquietação, fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.


TPAC - TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO

Condição que afeta a capacidade de processar as informações auditivas (sons), o que pode ocasionar dificuldades na compreensão da fala e na interpretação de estímulos sonoros em determinados ambientes.


TEI - TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITETNTE

Transtorno mental que é caracterizado pela explosão de raiva e violência desproporcionais, é um tipo de transtorno do controle do impulso - crises de raiva, agressão verbal e/ou física, destruição de objetos afetando sua vida social.


TPS - TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL

Condição em que o cérebro tem dificuldade na recepção e resposta aos estímulos e informações sensoriais (visão, tato, paladar, olfato e audição) recebidas, podendo apresentar sensibilidades a roupas, texturas, etiquetas, costuras causando desconfortos; intolerância a sons e ruídos, que para a população em geral seriam normais.


FONTE: Regina do Rocio Motta em suas aulas do curso de especialização em educação especial; vivencia em sala de aula; e cursos de neuropedagogia.


quarta-feira, 9 de abril de 2025

                                                                            ECOLALIA

ECO = REPETIR                          LALIA = FALA

O que é ECOLALIA?

É um distúrbio da fala bastante comum em crianças  neurotípicas que estão em processo de aprendizagem da fala e da escrita, no dia a dia todos em algum dado  momento usamos da ecolalia por exemplo: cantando dissertando um poema, porém isso passa despercebido. Contudo, esse distúrbio pode estar associado também a alguns transtornos neuropsiquiátricos como: autismo, perturbação de Gilles de la Tourette, esquizofrenia, catatonia, afasia, deficiência intelectual, síndrome de Down entre outros. Nele, o indivíduo repete de forma sistemática o que foi falado por ele mesmo ou por um interlocutor, sendo assim é um problema que atinge a fala e a linguagem.

Quais os tipos de ECOLALIA que existem?

Podemos dizer que existem quatro tipo: 

1. Ecolalia IMEDIATA: que como o nome diz acontece imediatamente após escutar algo. Por exemplo: "Oi, como vai?" e ao invés de dar a resposta, ela repete o que foi dito "Oi, tudo bem?"

2. Ecolalia TARDIA: quando ele repete, posteriormente, frases que já ouviu em conversas, filmes, propagandas, rádio, etc, Muitas vezes parecem frases desconectas do assunto tratado  no momento. Por exemplo: "não tem mais acabou" e repete isso várias vezes sem ter conexão com o assunto.

3. Ecollia FUNCIONAL MITIGADA: seria uma repetição tardia, porém com funcionalidade, isto é, tem sentido de comunicação. Por exemplo se ele ouve em um filme que uma criança se machucou e diz "muchuquei, vamos ao médico?" e de repente algo cai e quebra ele pode dizer "machucou, vamos ao médico?"

4. Ecolalia PARILALIA: é quando a criança repete palavras, frases ou sentenças que ela acabou de falar muitas vezes durante o dia. Por exemplo: a criança esta fazendo várias coisas tipo brincando, estudando e falando "hoje não tem sol"... "hoje não tem sol".

Quais as possíveis causas da ECOLALIA?

A neurociência ainda não sabe exatamente o que causa essa condição. Contudo sabe-se que é uma fase normal na aquisição da fala e, que cessa ou melhora por volta dos três anos de idade. Sabe-se também que algumas condições médicas podem estar ligadas a ecolalia, como o TEA - transtorno do espectro autista (onde aproximadamente 75% apresentam essa condição), o TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), afasia, ferimento na cabeça, demência, atraso do desenvolvimento, encefalite, síndrome de Tourette, esquizofrenia, estresse, ansiedade, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros. 

Essa disfunção, segundo pesquisadores, no lobo frontal, o qual é responsável pela memória, movimentos e pensamentos, pode se dar por uma desregulação de dopamina, muito ou pouco; por neurônios "quebrados", células nervosas que não funcionam direito e ainda por uma desconexão entre o que aprende e como responde - a fala.


Fonte de pesquisa: Observação direta de alunos; cursos de semana pedagógica; vídeo e internet.

                                                RETOMADA DOS POSTS...

Bom dia queridos amigos e leitores, estou retomando as postagens em meu blog. Aqui colocarei assuntos relacionados a educação, a educação especial, a pedagogia, a psicopedagogia e assuntos relacionados a educação em geral. 

BORA PARA NOVOS ASSUNTOS.