ALGUMAS SIGLAS DE TRANSTORNOS
TDAH - TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
É um transtorno neurológico que vai afetar a atenção, o controle dos impulsos e regular a atividade motora. Em geral o indivíduo é desatento, hiperativo e impulsivo, sem noção de perigo, o que irá afetar suas atividades de vida diária.
TOD - TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR
Condição comportamental caracterizada por padrão persistente de desafio, hostilidade e desobediência, principalmente em relação a autoridade; são indivíduos teimosos, provocadores, irritados e que argumentam excessivamente com frequência e persistência.
TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Condição do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de se comunicar e interagir socialmente envolvendo comportamentos repetitivos e/ou restritivos; no caso do espectro do autismo existem graus: nível 1 de suporte é aquele que requer um certo apoio; nível 2 de suporte que necessita de apoio substancial e o nível 3 de suporte que requer apoio total (cada um destes níveis se dá de forma diferente para cada indivíduo, visto que cada um é único).
TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Transtorno de saúde mental onde o indivíduo tem pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, os quais podem causar ansiedade, impactando na sua qualidade de vida.
TAG - TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
Distúrbio de ansiedade que causa uma preocupação excessiva e persistente, sendo estas desproporcionais aos fatos que a ocasionaram, vem acompanhadas de sintomas físicos como tensão muscular, inquietação, fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.
TPAC - TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO
Condição que afeta a capacidade de processar as informações auditivas (sons), o que pode ocasionar dificuldades na compreensão da fala e na interpretação de estímulos sonoros em determinados ambientes.
TEI - TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITETNTE
Transtorno mental que é caracterizado pela explosão de raiva e violência desproporcionais, é um tipo de transtorno do controle do impulso - crises de raiva, agressão verbal e/ou física, destruição de objetos afetando sua vida social.
TPS - TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL
Condição em que o cérebro tem dificuldade na recepção e resposta aos estímulos e informações sensoriais (visão, tato, paladar, olfato e audição) recebidas, podendo apresentar sensibilidades a roupas, texturas, etiquetas, costuras causando desconfortos; intolerância a sons e ruídos, que para a população em geral seriam normais.
FONTE: Regina do Rocio Motta em suas aulas do curso de especialização em educação especial; vivencia em sala de aula; e cursos de neuropedagogia.