LISTA DE VERBOS A SEREM USADOS PARA ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS
GERAIS E ESPECÍFICOS
Abaixar Abrandar Abrir Absorver
Acabar Acampar Acentuar, Acompanhar Acrescentar Adaptar Adicionar Adquirir
Agachar-se Agarrar Ajoelhar Ajudar Alternar Analisar Andar Anotar Apalpar
Aperfeiçoar Aplicar Apoiar Apontar Apreciar Aprender Apresentar Aprimorar Aproveitar
Arbitrar Argumentar Armar Arremessar Arrolar Assinalar Atar Atirar Atribuir
Aumentar Automatizar Autorizar Balançar Bater Bloquear Boiar Bola Cabecear Cair
Calcular Cantar Capacitar Caracterizar Carrear Chutar Circundar Citar
Classificar Colaborar Colar Coletar Colocar Colorir Combinar Comentar Comparar
Compartilhar Competir Completar Compor Compreender Computar Comunicar Concluir
Conduzir Confeccionar Conhecer Conscientizar Construir Contar Contrastar
Contribuir Converter Cooperar Correr Cortar Costurar Criar Criticar Curvar Dar
Declamar Decompor Deduzir Defender Definir Deitar Demonstrar Depreender
Derrubar Descobrir Descrever Desenhar Desenvolver Desfrutar Deslizar Deslocar
Desobrigar Destacar Determinar Diferenciar Dirigir Discriminar Discutir Distinguir
Dividir Dizer Dobrar Dramatizar Driblar Elaborar Elevar Empregar Empurrar
Encenar Encestar Encolher Engatar Engatinhar Enlaçar Entender Enumerar
Equilibrar Esboçar Escorregar Escrever Escutar Especificar Esquematizar
Estabelecer Estender Esticar Evidenciar Examinar Executar Exemplificar Expirar
Explanar Explicar Explorar Expor Expressar Extrair Facilitar Falar Familiarizar
Fazer Fechar Fixar Flexionar Flutuar Formar Frear Galopar Ganhar Generalizar
Girar Golpear Grifar Guardar Identificar Ilustrar Imitar Impulsionar Inclinar
Indicar Iniciar Inspirar Integrar Intercalar Interpretar Inventar Investigar Ir
Jogar Julgar Juntar Juntar Justificar Lançar Ler Liderar Listar Localizar
Manipular Marcar Marchar Medir Melhorar Mergulhar Modelar Modificar Montar
Mover Movimentar Mudar Multiplicar Nadar Narrar Nivelar Nomear Numerar Obedecer
Observar Obter Olhar Operar Ordenar Organizar Ouvir Parar Participar Passear
Pedalar Pegar Pensar Perceber Percorrer Pesar Pesquisar Pintar Planejar Pontuar
Pôr Praticar Prender Preparar Prestar Produzir Pronunciar Propor Provar Pular
Puxar Puxar Qualificar Questionar Reagrupar Rebater Receber Recitar Reconhecer
Recortar Redigir Reduzir Reformular Registrar Relacionar Relatar Relaxar Remar
Repartir Repetir Reproduzir Resolver Responder Resumir Reunir Rever Revezar
Riscar Rolar Saber Sacar Saltar Saltitar Seguir Selecionar Separar Seriar
Simplificar Sintetizar Sociabilizar Soletrar Solucionar Subdividir Subir
Sublinhar Submeter Subtrair Sugerir Suportar Suspender Sustentar Tabular Tirar
Tocar Tomar Trabalhar Traçar Tracionar Traduzir Transformar Transpor Trazer
Unir Usar Utilizar Valsar Verbalizar Verificar Verificar
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS GERAIS COGNITIVO SOCIO AFETIVO MOTOR/PSICOMOTOR
Administrar Aceitar Adquirir
Afirmar Acompanhar Aperfeiçoar Analisar Agir Apontar Aplicar Ajudar Arremessar
Apontar Aplaudir Colar Apreciar Apreciar Colocar Aprender Compartilhar Correr
Aprimorar Competir Cortar Avaliar Completar Coser Calcular Comunicar Criar
Citar Conscientizar Dançar Classificar Contribuir Descer Combinar Convidar
Desempenhar Comparar Cooperar Desenhar Compor Demonstrar Desenvolver
Compreender Desempenhar Deslocar Conhecer Discutir Dramatizar Constar Elaborar
Driblar Construir Elogiar Equilibrar Criar Escolher Escrever Definir Escutar
Executar Delegar Gostar Explorar Demonstrar Interagir Jogar Distinguir Manter
Jogar Dizer Mostrar Montar Entender Obedecer Operar Enumerar Oferecer Percorrer
Explicar Participar Pular Explorar Permitir Rabiscar Fazer Reconhecer Realizar
Formular Saudar Reparar Identificar Ter Rolar Indicar Valorizar Saltar Integrar
Subir Interpretar Ordenar Propor Recitar Resolver Revisar Saber Selecionar
Sintetizar Transferir
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS ESPECÍFICOS COGNITIVO SOCIO AFETIVO MOTOR/PSICOMOTOR
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolver o controle da
respiração para uma boa resistência cardiorrespiratória Adquirir o hábito da
prática da atividade física. Desenvolver as qualidades físicas por meio da
prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
desportos. Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade. Propor
atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns
com os outros. Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos. Aplicar
Inventar Aderir Ordenar Afiar Autorizar Enumerar Ajudar Explicar Aquecer
Avaliar Enunciar Alistar Felicitar Calibrar Calcular Esboçar Alterar Formar
Colocar Exemplificar Justificar Iniciar Organizar Compor Categorizar Escolher
Apresentar Generalizar Consertar Citar Listar Arranjar Perguntar Construir
Classificar Escrever Assistir Identificar Criar Combinar Manipular Atuar
Praticar Demonstrar Explicar Especificar Integrar Influenciar Desligar Comparar
Modificar Combinar Preparar Edificar Compilar Mostrar Comparar Propor Efetuar
Expressar Obter Justificar Qualificar Emendar Compor Operar Completar Realizar
Enroscar Concluir Organizar Conformar Recitar Executar Generalizar Preparar Ler
Relacionar Expressar Confirmar Produzir Convidar Relatar Fixar Contrastar
Prover Dar Repartir Furar Identificar Reconstruir Localizar Replicar Iniciar
Converter Redigir Defender Resolver Juntar Ilustrar Reescrever Manter Responder
Ligar Criar Relacionar Descrever Rever Limpar Indicar Relatar Militar Salientar
Manipular Criticar Reorganizar Diferenciar Seguir Martelar Inferir Reproduzir
Modificar Selecionar Misturar Defender Resolver Discriminar Sintetizar Ouvir
Definir Resumir Discutir Trabalhar Pesar Interferir Rever Mostrar Pintar
Demonstrar Se capaz Dizer Realizar Descrever Selecionar Enumerar Redigir
Diferenciar Separar Escolher Seguir Discriminar Subdividir Escrever Segurar
Distinguir Sublimar Estudar Serrar Dizer Sumarizar Executar Trabalhar
Interpretar Utilizar Nomear Usar Utilizar
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Realizar as atividades propostas
rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor. Identificar as
cores conforme o comando do professor. Agir com rapidez para recuperar a
bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios. Dramatizar com o
jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do
professor. Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a
coordenação motora fina e grossa. Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e
sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva. Demonstrar
através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de
equilíbrio. Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os
obstáculos desenhados no chão. Participar atentamente das atividades de agilidade
durante os jogos propostos. Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e
depois discriminá-los. Executar através de palmas e imitações os exercícios
propostos exigindo a atenção das mesmas. Ouvir e marcar corretamente os nomes
ditados pelo professor; Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do
bingo; Identificar as peças do dominó para completar o jogo Ouvir e realizar as
orientações do professor conforme a regra proposta na atividade; Identificar o
local mais próximo para a execução da atividade; Participar dos jogos propostos
respeitando as regras. Manusear os arcos em diversas formas em diferentes
planos na atividade proposta; Executar os exercícios de competição com os arcos
coordenando os movimentos explicitados durante a aula. Desenhar e recortar
livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebracabeça;
Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça; Identificar as
peças do dominó para completar o jogo Relacionar através dos desenhos no chão os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
regente; Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
Confeccionar as petecas seguindo a sequência de montagem conforme a explicação
do professor; Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um
trajeto pelo ar e caindo no chão; Combinar movimentos rebatendo a peteca várias
vezes realizando assim um simples jogo Equilibrar os saquinhos de areia em
várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a
aula; Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades
estiverem sendo realizadas; Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio
(externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte
uma “camiseta”; Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal
pelo professor; Identificar as peças do dominó para completar o jogo. Realizar
os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo
principalmente as regras propostas pelo professor; Manter o espírito de
competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo
professor durante a aula. Executar o circuito de maneira satisfatória passando
por todas as estações; Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das
estações no decorrer do circuito. Saltar a corda realizando os diferentes tipos
de saltos (apoios); Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da
corda; Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula. Identificar as
respectivas partes do corpo colando no local indicado; Criar movimentos
identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes
apoios no decorrer das atividades; Deslocar-se pela quadra saltando os diversos
tipos de apoio conforme o comando do professor; Distinguir os tipos de saltos
durante a realização dos exercícios. Respirar compassadamente observando a
respiração do professor e seus comandos; Distinguir as fases da respiração
(inspirar e expirar) conforme a sequência dos exercícios.
Adaptado por Járci Maria Machado
do material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz
Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti
e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral
Picelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário