ANÁLISE GRÁFICA DO DESENHO
Regina do Rocio Motta¹
A análise gráfica do desenho é mais um recurso que os
avaliadores dispõem para observar e conhecer o aluno. Pesquisadores afirmam,
que o desenho deve ser considerado não apenas como uma modalidade de expressão
ou representação da realidade, mas também como resultado de atividade
intencional envolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos - emocionais.
Para compreensão do desenho espontâneo, faz-se necessário focalizar a atenção
na construção gráfica, na motivação do sujeito e no contexto social no qual ele
está inserido. O desenho deve ser completamente livre e espontâneo sem
sugestões de tema, cores ou espaços a utilizar. A produção é pessoal, não há
regras, nem certas, nem erradas. O diálogo sobre o desenho espontâneo, nos traz
respostas importantes, diante da análise gráfica.
Comportamento do aluno durante a execução do Desenho:
· O aluno entende a consigna de
imediato ou solicita explicações? A consigna é uma ordem direcionada, por
exemplo, consigna aberta: Desenho o que você quiser.
· Inicia de imediato o desenho;
necessita de motivação ou nega-se a desenhar.
· Estratégias de trabalho do aluno
(organizado/desorganizado; necessita de reforço positivo/insistência e
motivação).
· O ritmo do aluno ao desenhar, é
muito rápido ou excessivamente lento.
· Postura corporal (inclinação
excessiva da cabeça e do tronco para frente e deslocamento dessas partes do
corpo para o lado, sentar-se sobre as pernas).
· Dominância lateral (destro/canhoto).
· Agitação motora (tiques motores, sincinesias).
· Preensão: segura corretamente o
lápis, caneta, giz de cera, pincel atômico...
· Colocação do papel na mesa (ex.
muito inclinado em relação ao corpo).
· É persistente na realização das
tarefas.
· É metódico no que faz. Material
necessário:
· Folhas de papel de várias cores.
· Lápis preto, lápis de cor, giz de
cera, caneta, pincel atômico...
· Borracha.
· Não oferecer régua ou outros
instrumentos de auxílio que podem diminuir o caráter pessoal e a
espontaneidade).
Ao fazer a análise gráfica do desenho, os avaliadores devem a
todo momento, ter como referência a produção grafo motora (cadernos, textos,
avaliações entre outras atividades) do aluno, com ênfase nas seguintes observações:
ASPECTOS GERAIS A
SEREM OBSERVADOS
|
OBSERVAÇÃO DESENHO
|
OBSERVAÇÃO MATERIAL
ESCOLAR
|
O QUE TRABALHAR (em
casos observados no desenho relacionados ao material escolar)
|
1- Localização do
desenho no Papel.
|
·
Planejamento e organização do desenho na folha de papel: desenho foi
realizado no meio, cantos da folha ou na folha inteira.
· Segue
instruções e conclui sua tarefa.
·
Utiliza frente e verso da folha.
·
Solicita mais de uma folha.
|
Planejamento e
organização da folha do caderno:
·
Respeita as margens e organiza parágrafos.
· Pula
muitas linhas ou folhas.
·
Utiliza frente e verso da folha.
· Segue
instruções e conclui suas tarefas.
·
Organiza o espaço gráfico (escreve da esquerda para direita).
|
·
Orientação visoespacial.
·
Linguagem receptiva.
·
Compreensão verbal.
·
Compreensão do espaço gráfico: a posição da letra deve estar voltada para a
direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo a direção e a linearidade
da escrita e a posição da letra dentro da palavra.
· Noção,
estrutura e organização espacial.
·
Lateralidade / Lateralização.
· Noções
de linhas. (horizontais/verticais/inclinadas/mudança de direção).
· Controle postural.
|
2- Pressão do lápis ao
desenhar e fazer traçado.
|
· Pouca,
muita ou pressão normal com o lápis grafite ao desenhar ou ao escrever no
desenho.
· Pouca,
muita ou pressão normal com o lápis de cor ao pintar.
· Faz
uso excessivo de borracha.
·
Traçados fortes, fracos, normal, repassado, pontilhado.
· Linha
tênue.
|
· Ao
escrever a pressão do lápis/ caneta é: muito forte que chega a marcar as
folhas seguintes ou traços muitos leves
· Faz
uso excessivo de borracha ou corretivo
· Mancha
folha quando apaga as atividades
·
Cancela as atividades rabiscando.
·
Escrita irregular: tamanho das letras diferentes, utiliza-se de mais de uma
linha para escrever,
· Letra
ilegível
·
Alterna escrita cursiva com caixa alta
· Letras
repassadas
|
· Tônus
muscular.
·
Apreensão motora de diferentes objetos.
· Ritmo
(marcha, reprodução de estruturas, códigos).
· Experiências
táteis e cinestésicas.
·
Motricidade fina.
|
3- Simetria do Desenho.
|
· Falta
de proporção entre as partes do desenho.
·
Aglutinação ou separação dos traços do desenho.
|
·
Aglutinação, separação, omissão e/ou dissociação de palavras.
·
Inversão e/ou troca de letras: simétricas (b/d;p/q), semelhantes (e/a; b/h,
f/t).
· Troca
de palavras com mesmo perfil gráfico (pato/pelo).
·
Escrita em espelho.
|
·
Esquema Corporal.
·
Lateralidade / Lateralização.
·
Percepção e memória visual.
·
Atenção e concentração.
·
Domínio viso espacial.
·
Percepção de formas.
·
Direcionalidade.
·
Leitura de imagens.
|
4- Detalhes.
|
·
Detalhes estão de acordo com a proposta do desenho e idade do aluno.
· Falta
ou excesso de detalhes.
|
· Separa
as atividades de forma organizada (com data ou cabeçalho, com sinal, traço,
cores, pula linha...).
· Separação
de sílabas.
·
Paragrafação.
· Pontuação
e acentuação.
· Ortografia/
qualidade da escrita.
|
·
Discriminação visual.
·
Memória viso motora.
·
Orientação temporal.
·
Organização espacial.
·
Leitura de imagens e cores.
· Ditado
de desenhos.
· Discriminação
figura-fundo.
·
Atenção e concentração.
|
5- Omissão de detalhes
essenciais.
|
·
Pobreza de expressão, de criatividade, originalidade e movimentos (retos,
circulares, espiralados etc.).
·
Escasso sentido de tamanho e proporção.
·
Elementos soltos, sem organização e nem interpretação.
|
· No
caderno, apresenta coesão de textos.
· Letras
irregulares.
·
Caderno desorganizado, com início de tarefas, mas sem término.
· Muitos
rabiscos.
· Falta
de interpretação nos textos apresentados pelo Professor(a).
|
·
Desenvolver a criatividade, atenção e concentração.
·
Trabalhar com conceitos de organização na escola, em casa e em seu cotidiano.
·
Aprender a planejar suas atividades.
|
6- Tamanho do desenho.
|
· Em
relação a folha de papel (pequeno/grande).
|
· Escreve
com letra grande ou muito pequena.
· Como
situa-se no caderno com relação ao “quadro negro”.
|
·
Percepção visual.
·
Atenção/conceituação.
· Autoestima.
·
Discriminação de formas.
·
Orientação espacial.
|
7- Cores.
|
·
Harmonia em relação as cores usadas.
|
·
Utiliza diferentes cores ou alguma forma de destaque para títulos ou partes
específicas do texto.
|
·
Harmonia.
· Autoestima.
·
Habilidades sociais.
·
Leitura de imagens e cores.
|
8- Criatividade.
|
·
Qualidade da produção, imaginação, originalidade.
· Em
caso de escrita no desenho, analisar a coerência, coesão e correto emprego de
regras gramaticais em relação a idade série.
|
· Nível
de redação, coerência, coesão e correto emprego de regras gramaticais em
relação a idade série.
|
·
Experiência, vivência no cotidiano.
·
Habilidades sociais.
· Autoestima.
·
Estimular a curiosidade, a pesquisa, a observação, a inventividade e a
engenhosidade.
|
9- Relação da parte
com o todo.
|
· Fez
relação antecipada do significado do desenho (a intuição precede o desenho).
· As
partes compreendem o todo.
· Há
articulação das partes do desenho.
· O
desenho expressa com clareza o pensamento do aluno?
|
· Na
produção de texto, o aluno estabelece coerência e articulação das palavras
centrais com a ideia geral do tema?
|
· Pensamento;
análise e síntese.
·
Classificação de formas segundo critérios (ex. cor, forma, tamanho).
·
Sequência lógica
|
10- Método de
Trabalho.
|
·
Próprio.
·
Organizado.
· Trocas
de direção irregularmente, confusas e desordenadas.
· Com
ordem lógica.
|
·
Apresenta dependência nas tarefas, só faz exatamente aquilo que o
professor(a) escreve, dita ou estabelece (não foge as regras, sem ousadia).
· Só tem
capacidade de reprodução.
· Não é
criativo.
· Falta
organização e planejamento.
· Tem
boas ideias e seu método é próprio e diferenciado (tem ousadia).
|
· Dar
ênfase a sua criatividade, estimulando-os.
·
Trabalhar a autonomia de pensamentos.
·
Incentivar sua autoria de pensamentos, fazendo-o produzir sempre, assim
retirando gradativamente a reprodução pela reprodução.
·
Utilizar metodologias diferenciadas para melhorar o que existe.
· Fazer
uso da ludicidade (jogos / situações problemas / dinâmicas...).
|
Fonte: adaptado
de curso realizado pela autora do blog na E. E. Lucy Requião de Mello e Silva
- Modalidade
Especial, com a equipe pedagógica.
¹ Regina do Rocio Motta – professora/geógrafa/pedagoga; especialista em Educação Básica, em Educação Especial, cursando especialização em Psicopedagogia.
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