DIFICULDADES NA
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Regina do Rocio Motta¹
Existem
muitos problemas relacionados a aprendizagem da Matemática como: experiências de
aprendizagens ruins; professores exigentes demais; dificuldade de aprendizagem;
discalculia.
Estas
dificuldades de aprendizagem podem ter suas origens em pontos variados:
família, condições sociais e econômicas, funcionamento biológico e ainda
pedagógico.
Como
todas as aprendizagens, a Matemática, também tem uma hierarquia. A qual deve
ser seguida, isto é, existem pré – requisitos / etapas / habilidades que o
indivíduo necessita saber para poder ir adiante. A numeralização deve ter início
na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Numeralizar uma criança é usar os contextos sociais
para que entenda o uso dos números no seu dia a dia.
- Alfabetização Matemática
Veja
algumas formas práticas:
Observar
as diferenças entre letras e números e separá-las; Conversar sobre o uso dos
números no nosso dia a dia; Quantidades (Quantas bolachas trouxe de lanche?
Quantos coisas quer comprar? Quantas meninas somos? E meninos?). Medidas de
tempo (Minutos, horas, segundos. Quanto tempo falta para…? Que hora é a aula
de...? Que hora entramos/saímos da escola?). Peso/Comprimento/Capacidade (Itens
que compramos no mercado que são medidos em quilos, em gramas, em litros? Nosso
próprio peso? Quem pesa mais/menos? Quem é mais alto/baixo? Fazer comparações
entre maior e menor, onde tem mais, testes do Piaget…). Estimativas (Que horas
precisamos sair de casa para chegar na escola? Quantas bolinhas, palitos ou
outros será que tem aqui?). Sistema monetário (usar cédulas de brinquedo,
montar um mercadinho). Analisar jornais e revistas, ver onde os números
aparecem. Recortar e montar cartazes (podem até ser categorizados em “números
de telefone”, “medidas de tempo”, “medidas de peso”…); Passear pela escola,
percebendo onde localizamos números (identificando salas, setores); Pedir que
as crianças façam a mesma análise enquanto estiverem fazendo o trajeto da
escola até em casa (perceberão nas ruas, identificando prédios e casas, CEPs…);
Entrevistar os pais e responsáveis, questionando sobre os usos que fazem dos
números em suas rotinas e contextos de trabalho.
- Princípios de Contagem
Que
são cinco e acontece por volta dos 5 anos, sendo que os dois últimos mais
tardiamente:
1.
Correspondência termo a termo – contar apenas uma
vez cada objeto;
2.
Ordem estável – obedecer a ordem numérica (um,
dois, três....), isso não muda;
3.
Cardinalidade – é que o último número contado
corresponde ao número de objetos que temos (se contei até cinco, então tenho
oito objetos);
4.
Irrelevância da ordem – é que não importa por onde
comece a contar, da direita para esquerda, da esquerda para direita, do meio
para as pontas, de baixo para cima ou ainda de cima para baixo, terei a mesma
quantidade;
5.
Abstração – que qualquer objeto pode ser contado,
não apenas números.
Para
se trabalhar os princípios de contagem, devemos ter claros os objetivos e a
nossa intenção:
Contar de objetos enfileirados; Contar dos mesmos objetos, mas dispostos de forma
diferente (perguntar se o total mudou); Contar
dos mesmos objetos em direções diferentes (dar-se conta que o valor final é
sempre o mesmo); Tirar ou acrescentar um
e perguntamos “quantos tem agora? Será preciso recontar tudo novamente?”;
Ensinar que não precisa contar desde o início,
que podem contar de onde pararam (“a partir de…”); Dar objetos enumerados e pedir que as crianças
coloquem na ordem correta; Tirar um
número da sequência e pedir que coloque no lugar certo; Jogar boliche e
marcar as garrafas/números derrubados; Jogar
trilhas, jogos de varetas (objetos não numerados que podem ser contados e terem
valores diferentes, como no caso das varetas, onde cada cor remete a um valor).
- Sistema de Numeração Decimal
Contar
aos alunos a história dos números (existe em vários livros de Matemática),
desde os homens das cavernas até o nosso sistema de numeração decimal, isto é,
de base 10, temos dez números – do 0 até o 9.
No
início devemos trabalhar SEMPRE, com materiais concretos e manipuláveis
(palitos, tampas, bolinhas, pedrinhas, material dourado, ábaco, etc), em
atividades como:
Deixar
que as crianças manipulem, ainda sem saber pra quê o material serve. Deixar que
eles criem hipóteses; Manipular como um brinquedo, fazendo construções; Começar
pelo conceito de UNIDADE, onde cada quadradinho representa UMA unidade; Pedir
que eles representem quantidades (“quero que cada um, na sua mesa, represente o
número 7! Agora o 9! etc). Fazer o registro através de desenhos – dar o número
e eles fazem a representação gráfica e também vice-versa; Partir para o
conceito de dezena (“quantos quadradinhos vamos precisar para montar uma
barrinha? Toda vez que eu precisar do 10, posso pegar direto a dezena! Vamos
montar o 13? E o 18, como seria? Um desafio: quero que montem o 20…”). A
representação gráfica pode (e deve) ser feita novamente como forma de registro;
Quando for momento, fazer a introdução das centenas da mesma forma; Introduzir
adição e subtração (“Montem o 19 pra mim! E agora, se tiramos 3, com quantos
ficamos? E se colocarmos 1, quanto fica?”); Ensinar EXPLICITAMENTE que podemos
contar de 10 em 10, de 100 em 100… (“Se eu tenho 8 dezenas, vou contar
quadradinho por quadradinho? Não seria muito cansativo? Como posso fazer
isso?); Trabalhar com o Quadro Valor Lugar.
- Senso Numérico
É a habilidade de perceber os
números e como eles funcionam, reconhecer e comparar quantidades. Veja as
sugestões:
Promover
jogos de cartas em que os participantes tenham que somar com cartas da mesa e
da sua mão um certo número (use uma variante do jogo escopa de 15 onde se deve
somar 15). Por exemplo: escopa de 6, utilizando somente as cartas de ás a 5; No
jogo de dados, somar ou diminuir conforme as regras feitas; no jogo de dominó pedir
com que os participantes "cantem" em voz alta os números que podem
ser jogados; Com palitos de dentes primeiro comece desenhando figuras (barcos,
carros, caminhões, etc.) para em seguida introduzir o "desenho" de
números e começar com as contas de somar e diminuir. (dica: utilize os números
digitais de 7 segmentos dos relógios digitais); Invente novos jogos com regras
que se ajustem ao trabalho que es tá
desenvolvendo no momento, como a escopa de 6 citada acima. No tradicional jogo
de palitinhos coloque somente 3 alunos para jogar se estiver desenvolvendo
números até 9. Pedir que distribuam alguns objetos entre os colegas e digam o
que aconteceu (sobrou/faltou?); comparar quantidades; observar a diferença
entre tamanhos e quantidades; atividades que desenvolvam a noção de ordem, de
agrupamentos; usar formas geométricas.
- Aritmética
É
o estudo das operações numéricas, ou seja, os cálculos
de adição, subtração, divisão, multiplicação, etc. Etimologicamente, a palavra
aritmética se originou a partir do grego arithmētikḗ, que pode ser traduzido como
"ciência dos números".
¹ Regina do Rocio Motta –
professora/geógrafa/pedagoga; especialista em Educação Básica, em Educação
Especial, cursando especialização em Psicopedagogia.
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