AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO
Regina do
Rocio Motta¹
HABILIDADES: SÓCIO AFETIVA, LINGUAGEM, COGNITIVA E PSICOMOTORA
Ao avaliar um aluno e/ou paciente devemos observar quais habilidades ele já possui, para a partir daí, pensarmos em estratégia e metodologias para usar em nosso planejamento, plano de ensino, ou atendimentos. Tendo isso claro temos como potencializar o processo de aprendizagem. Para essa avaliação podemos utilizar critérios para fazer as anotações como: realiza ou não realiza e anotar as observações que forem pertinentes, por exemplo se faz apenas uma parte do solicitado, anotar qual parte, anotar como demonstra.
SÓCIO AFETIVA:
- Segue as regras (seja da instituição, da sala, do lugar em que está inserido).
- Tem controle sobre suas emoções (nas várias situações que surgirem).
- Reconhece seu lugar no espaço (escolar, na sala, na familiar, seus pertences).
- Espera sua vez para participar.
- Compreende e participa das rotinas estabelecidas (na sala, na escola, em casa).
- Sabe exprimir sentimentos, emoções e necessidades.
- Possui hábitos de higiene, saúde e segurança pessoal.
- Mostra interesse pelo meio que o cerca.
- Demonstra prazer na realização das atividades.
- Identifica e sabe os nomes dos principais membros da família.
- Identifica e nomeia seus colegas, professores e pessoas da escola.
LINGUAGEM:
- Comunica-se através de gestos.
- Comunica-se verbalmente.
- Articula as palavras com clareza.
- Faz uso de frases simples, pronomes.
- Fala de seus desejos e sentimentos (ou demonstra de alguma forma).
- Conta acontecimentos do seu dia a dia.
- Estabelece e mantém um diálogo com os colegas, professores, terapeutas, etc.
- Descreve e identifica imagens simples (faz apontamentos apenas).
- Escuta com atenção uma história simples.
- Identifica personagens da história contada, oralmente ou apenas apontando.
- Transmite mensagens ou recados (oralmente ou apenas os entrega).
- Memoriza as histórias contadas.
COGNITIVA:
- Classifica, agrupa e identifica objetos segundo uma característica: grande/pequeno; grosso/fino; leve/pesado; cor; tamanho; forma, etc.
- Ordena objetos conforme modelo.
- Compara tamanho e pesos entre objetos.
- Domina os conceitos de: em cima e embaixo, dentro e fora, frente/atrás.
- Faz jogos de encaixe (anotar números de peças).
- Resolve quebra-cabeças (anotar número de peças e se foi com ou sem auxílio).
- Reconhece semelhanças e diferenças.
- Responde aos conceitos de tempo: ontem, hoje, amanhã, dias da semana, mês e ano (com ou sem auxílio).
PSICOMOTORA:
- Faz de tinta.
- Faz uso do pincel para tinta.
- Realiza rasgadura.
- Realiza recorte e colagem (com ou sem respeitar o limite do desenho ou figura).
- Aponta, nomeia e identifica partes do corpo e suas funções.
- Faz uso de giz de cera e/ou lápis de cor para realizar seus desenhos.
- Apresenta dominância lateral (direita/esquerda) para mão e/ou pé ou os dois.
- Possui noção de lateralidade - direita e esquerda.
Bom trabalho!
Fonte: adaptação de curso realizado, pela autora na E.E. Lucy Requião de Mello e Silva, com equipe pedagógica.
¹ Regina do Rocio Motta – professora/geógrafa/pedagoga; especialista
em Educação Básica, em Educação Especial, cursando especialização em Psicopedagogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário