![](https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/522369_272602352860414_51718930_n.jpg)
Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.
![](https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/316359_272602686193714_1257122549_n.jpg)
![](https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/563945_272602819527034_120548849_n.jpg)
Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados por cada tampa.
![](https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/46527_272603006193682_230592404_n.jpg)
![](https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/540988_272603066193676_2108397986_n.jpg)
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - comece com uma cor em cada folha separada.
![](https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/576535_272603472860302_552079310_n.jpg)
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.
![](https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/548528_272603639526952_727633657_n.jpg)
3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
![](https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/75607_272604022860247_1312507339_n.jpg)
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.
![](https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/540778_272604269526889_640222007_n.jpg)
![](https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/76504_272604326193550_183919770_n.jpg)
Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.
Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Fonte: Autismo no Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário