Geografia
Conhecendo a região Sul
Luiz Carlos Parejo* Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Conceitos
Região Sul, imigração européia, dinâmica econômica regional, divisão territorial do trabalho, organização fundiária e pressão demográfica. Clima, relevo, solo e vegetação associados à ocupação territorial. Impactos sociais e ambientais do uso dos recursos naturais.
Objetivos
O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também será capaz de entender a formação do espaço da Região Sul com base em sua dinâmica regional e na interação homem-meio ambiente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Conhecer as diferenças entre a Região Sul e as outras regiões brasileiras a partir das características naturais (predomínio do clima subtropical) e humanas (forte presença de imigrantes europeus e ocupação inicial a partir de pequenas e médias propriedades);
2) Conhecer as diferentes sub-regiões do sul com base em suas diferenças naturais e sociais;
3) Produzir textos para a elaboração de um jornal, treinando a capacidade de síntese;
4) Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas: importantes recursos para o entendimento da região. Essa leitura, bem como a implantação de dados nos mapas, permitirão que o aluno associe e correlacione os diferentes fenômenos abordados;
5) Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (principalmente a Campanha Gaúcha e o Domínio das Araucárias), hidrografia (principalmente a partir do seu aproveitamento hidráulico), solos, etc.;
6) Conhecer a ocupação territorial da região a partir dos ciclos econômicos, preocupando-se com o papel de fornecedor de alimentos (carne bovina, especialmente);
7) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte e com as sub-regiões, com destaque para a Campanha Gaúcha (latifúndios) e área de ocupação em pequenas propriedades, comparando o nível de desenvolvimento;
8) Compreender a importância do Sul do ponto de vista da divisão territorial do trabalho;
9) Compreender a existência das desigualdades sociais internas, apesar da aparente homogeneidade étnica (favelas, pobreza, etc.).
Estratégia
1) Propor a confecção de mapas das sub-regiões, enfocando densidade dos transportes, hierarquia urbana, clima, relevo, vegetação e hidrografia. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas;
2) Pesquisar e ler os textos do UOL Educação sobre o tema;
3) Pesquisar sobre a cultura regional: festas, arquitetura, costumes, comidas, frutas, músicas, literatura, etc.;
4) Construir uma maquete do relevo (altimetria) da região Sul e localizar: rios principais, maiores cidades, rodovias, localização das principais atividades econômicas, etc.;
5) Criar um jornal dividido em seções que tratem dos três estados da Região Sul, valorizando os aspectos locais e as articulações com outras regiões do Brasil (por exemplo: a produção de carne de aves em Santa Catarina é vendida em quais estados?);
6) Criar uma agência de viagens imaginária, com roteiros que passem por todas as sub-regiões. Sugerimos ao professor valorizar as qualidades do local e indicar lugares com forte potencial turístico.
Conclusão da atividade
1) Organizar uma exposição para apresentar as maquetes;
2) Entregar o(s) jornal(is) para o conjunto dos alunos e funcionários da escola, se possível.
*Luiz Carlos Parejo é geógrafo e professor de geografia.
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